13 de Dezembro de 2024,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Conversamos com o pessoal da Federação Paulista de Cooperativas de Reciclagem (Fepacore) e descobrimos que nem todo tipo de plástico PET é reciclado em São Paulo.
Por isso fizemos essa pequena reportagem, para o pessoal entender a situação e recusar embalagens plásticas sem valor para o mercado, que vão acabar nos aterros sanitários.
PETs com alta reciclabilidade são as verdes, azuis (água) e incolores (cristal).
PETs sem reciclabilidade são as brancas (leite, suplementos, etc), laranja, ambar e rosa, que é utilizada em uma famosa marca de água com gás.
Na teoria, todos os plásticos podem ser reciclados. Mas na prática, não é bem assim. Por isso fizemos essa reportagem, exatamente para te apresentar a reciclabilidade de cada tipo de plástico.
Com certeza todo mundo já viu em alguma embalagem plástica um pequeno triângulo feito de três setas com um único número no centro.
E se você prestar bem atenção, às vezes há também uma sigla (HDPE). Primeiro, esse não é o símbolo da reciclagem, como muita gente pensa.
Esse é um símbolo criado pela Plastic Industry Association que indica de qual tipo de plástico a embalagem é feita.
Ou seja, os triângulos com números (1 a 7) no meio são códigos mundiais de identificação do tipo de resina e comunicam a partir de qual polímero o produto foi fabricado.
Clique aqui e fique por dentro de informaçõe importantes sobre cada tipo de plástico
Cidade coleta mais de mil toneladas de resíduos orgânicos em uma semana
Estudo estima que Brasil perde até um milhão de vagas ao desperdiçar materiais
Transação pioneira marca avanço inédito no setor de economia circular do país
Projeto busca ampliar produtividade e renda dos profissionais do setor