Recicla Sampa - Nespresso e marca sueca fabricam bicicleta com cápsulas de café
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Nespresso e marca sueca fabricam bicicleta com cápsulas de café

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Batizada de RE:CYCLE, ela foi projetada em dois modelos: um para passeio e uso urbano e o outro para esportistas. Foto: Divulgação

Famosas e com cada vez mais adeptos, as cápsulas de café já se tornaram símbolo de praticidade e qualidade. O problema é que os fabricantes precisam se reinventar para dar um destino final adequado aos produtos quando descartados.

A Orfeu Cafés Especiais, por exemplo, já criou cápsulas feitas de bioplásticos que se decompõem em cerca de quatro meses, além de serem compostáveis (servem de adubo). Já a gigante suíça Nespresso está produzindo canetas feitas com cápsulas e, ultimamente, tem se aprimorado na fabricação de outros produtos. Desta vez, a multinacional fez uma parceria com a empresa Vélosophy para transformar suas cápsulas de alumínio em nada menos do que bicicletas.

Pesando cerca de 15 quilos e batizada de RE:CYCLE, a bike, que conta com quadros compostos de 300 cápsulas recicladas, foi projetada em dois modelos: um para passeio e uso urbano e o outro para esportistas. Ambas têm edição limitada em mil unidades e o custo é de aproximadamente 1.290 euros. 

O diferencial da sua produção é que o projeto instituiu que o foco dessa ação é mostrar o enorme potencial da reciclagem do alumínio. Para isso, a cada bicicleta vendida, outra é doada para uma menina em idade escolar que habite um país pobre, preferencialmente, na África.  Essa sempre foi a missão da Vélosophy, desde sua fundação, em 2015.

 “Ao dar uma bicicleta a uma criança que mora em um país em desenvolvimento, faremos com que sua presença na escola aumente cerca de 30% e seus resultados em até 60%. São fatos como esse que nos inspiram todos os dias”, afirmou à imprensa Jimmy Östholm, CEO e fundador da marca.

Fonte: Conexão Planeta

Texto produzido em 26/11/2019


Últimas

Notícias

Europa aprova lei para obrigar marcas de moda a pagar por reciclagem

Bloco europeu também estabelece metas para reduzir desperdício de alimentos até 2030

17/09/2025
Notícias

Ruanda é referência mundial na proibição do plástico descartável

País africano baniu sacolas em 2008 e ampliou a restrição para itens de uso único em 2019

15/09/2025
Notícias

Alunos do Arquidiocesano promovem drive thru de lixo eletrônico

Ação representa um dos frutos mais expressivos da jornada pedagógica vivida pela turma

12/09/2025
Notícias

Governo prepara decreto para impulsionar reciclagem de plástico no Brasil

Vice-presidente anunciou medida durante entrega de caminhões a cooperativas do DF

10/09/2025