07 de Maio de 2020,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Famosas e com cada vez mais adeptos, as cápsulas de café já se tornaram símbolo de praticidade e qualidade. O problema é que os fabricantes precisam se reinventar para dar um destino final adequado aos produtos quando descartados.
A Orfeu Cafés Especiais, por exemplo, já criou cápsulas feitas de bioplásticos que se decompõem em cerca de quatro meses, além de serem compostáveis (servem de adubo). Já a gigante suíça Nespresso está produzindo canetas feitas com cápsulas e, ultimamente, tem se aprimorado na fabricação de outros produtos. Desta vez, a multinacional fez uma parceria com a empresa Vélosophy para transformar suas cápsulas de alumínio em nada menos do que bicicletas.
Pesando cerca de 15 quilos e batizada de RE:CYCLE, a bike, que conta com quadros compostos de 300 cápsulas recicladas, foi projetada em dois modelos: um para passeio e uso urbano e o outro para esportistas. Ambas têm edição limitada em mil unidades e o custo é de aproximadamente 1.290 euros.
O diferencial da sua produção é que o projeto instituiu que o foco dessa ação é mostrar o enorme potencial da reciclagem do alumínio. Para isso, a cada bicicleta vendida, outra é doada para uma menina em idade escolar que habite um país pobre, preferencialmente, na África. Essa sempre foi a missão da Vélosophy, desde sua fundação, em 2015.
“Ao dar uma bicicleta a uma criança que mora em um país em desenvolvimento, faremos com que sua presença na escola aumente cerca de 30% e seus resultados em até 60%. São fatos como esse que nos inspiram todos os dias”, afirmou à imprensa Jimmy Östholm, CEO e fundador da marca.
Fonte: Conexão Planeta
Texto produzido em 26/11/2019
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo
Descarte é gratuito e serão aceitos itens de todos os tamanhos, exceto pilhas e lâmpadas
Ações buscam promover Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 20 de setembro
Setembro de Segunda Mão apresenta alternativas para reduzir impacto da indústria têxtil