Recicla Sampa - Nespresso e marca sueca fabricam bicicleta com cápsulas de café
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Nespresso e marca sueca fabricam bicicleta com cápsulas de café

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Batizada de RE:CYCLE, ela foi projetada em dois modelos: um para passeio e uso urbano e o outro para esportistas. Foto: Divulgação

Famosas e com cada vez mais adeptos, as cápsulas de café já se tornaram símbolo de praticidade e qualidade. O problema é que os fabricantes precisam se reinventar para dar um destino final adequado aos produtos quando descartados.

A Orfeu Cafés Especiais, por exemplo, já criou cápsulas feitas de bioplásticos que se decompõem em cerca de quatro meses, além de serem compostáveis (servem de adubo). Já a gigante suíça Nespresso está produzindo canetas feitas com cápsulas e, ultimamente, tem se aprimorado na fabricação de outros produtos. Desta vez, a multinacional fez uma parceria com a empresa Vélosophy para transformar suas cápsulas de alumínio em nada menos do que bicicletas.

Pesando cerca de 15 quilos e batizada de RE:CYCLE, a bike, que conta com quadros compostos de 300 cápsulas recicladas, foi projetada em dois modelos: um para passeio e uso urbano e o outro para esportistas. Ambas têm edição limitada em mil unidades e o custo é de aproximadamente 1.290 euros. 

O diferencial da sua produção é que o projeto instituiu que o foco dessa ação é mostrar o enorme potencial da reciclagem do alumínio. Para isso, a cada bicicleta vendida, outra é doada para uma menina em idade escolar que habite um país pobre, preferencialmente, na África.  Essa sempre foi a missão da Vélosophy, desde sua fundação, em 2015.

 “Ao dar uma bicicleta a uma criança que mora em um país em desenvolvimento, faremos com que sua presença na escola aumente cerca de 30% e seus resultados em até 60%. São fatos como esse que nos inspiram todos os dias”, afirmou à imprensa Jimmy Östholm, CEO e fundador da marca.

Fonte: Conexão Planeta

Texto produzido em 26/11/2019


Últimas

Dicas de Reciclagem

Brasil produz 2,4 milhões de toneladas de eletrolixo por ano

Entenda o que é saiba onde descartar lixo eletrônico na cidade de São Paulo

18/06/2024
Notícias

São Paulo lança programa para melhorar gestão de resíduos

Projeto busca modernizar infraestrutura de tratamento e destinação do lixo no estado

17/06/2024
Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024