12 de Junho de 2024,18h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Muita gente tem dúvidas sobre o que é exatamente Ecodesign e qual sua importância para a sustentabilidade do planeta.
Bom, vamos do começo! O termo faz referência a um conceito de desenvolvimento de itens que incorporam preocupações ambientais desde as primeiras etapas dos processos de fabricação.
Seu objetivo é minimizar os impactos ambientais durante todo o ciclo de vida dos produtos, desde a extração das matérias-primas até a disposição final.
Isso envolve considerar a eficiência energética, a utilização de materiais sustentáveis, a redução de emissões de gases nocivos, a geração de resíduos e a viabilização da reciclagem dos materiais.
Em resumo, os ecodesigners trabalham para desenvolverem soluções que não se limitam a atender apenas as necessidades dos consumidores, mas que também se preocupem com a conservação dos recursos naturais e a redução da pegada ambiental dos mercados.
Isso em um contexto onde pesquisas revelam que a reciclagem, embora fundamental, não é suficiente para resolver os problemas ambientais por conta própria.
Ou seja, é imprescindível repensar o design de produtos para garantir que sejam duráveis, reparáveis e, de preferência, totalmente recicláveis.
A crise do lixo eletrônico, por exemplo, exemplifica a urgência e a importância do Ecodesign. O crescimento do consumo de diferentes dispositivos resultou em quantidades significativas de eletrolixo e complicou os esforços de reciclagem devido à complexidade dos materiais e tecnologias envolvidas.
Segundo o texto final do Monitor Global de Lixo Eletrônico da ONU, a produção de resíduos eletrônicos pela humanidade aumentou cinco vezes mais rápido do que as estimativas recentes indicavam.
Já a quantidade registrada como coletada e reciclada foi de aproximadamente 14 milhões de toneladas, ou 22% do que foi gerado. Infelizmente, a previsão é que esse total caia para 20% até 2030.
Em outra frente, a arquitetura verde também ganha espaço como uma forma de ecoconsciência, onde os conceitos de sustentabilidade são pilares centrais no design e operação de novas construções, reduzindo o consumo de recursos e a geração de resíduos no setor.
Isso sem contar o setor das embalagens, um dos mais nocivos para os oceanos e ecossistemas, principalmente os que trabalham com plásticos. A busca pelo que é conhecido como “Embalagem Positiva” é constante e impulsionada por pesquisas, avança a cada dia nos quatro cantos do planeta.
Organizamos um passo a passo para ajudar a população da capital paulista
Veículos representam avanço significativo para logística de coleta de resíduos em SP
Vinte e cinco estações coletoras foram instaladas em pontos estratégicos da cidade
Objetivo é reduzir dependência do mercado nacional e incentivar reciclagem no Brasil