O que fazer com as pilhas usadas?

17/08/2018

Utilizadas em brinquedos, controle remotos, relógios, câmeras fotográficas e outros aparelhos portáteis, as pilhas e baterias passaram a ser consumidas em grande quantidade pela população em geral. Mas você sabe o que fazer com esse material após o consumo? Uma coisa é fato: ela não deve em hipótese alguma ser descartada no lixo comum, tampouco no reciclável, já que possuem metais pesados em sua composição como chumbo, mercúrio e cádmio – extremamente prejudiciais à saúde e com alto poder de contaminação do solo e lençol freático.

A contaminação acontece quando, descartado de forma errada, pilhas e baterias sofrem deformações ou mudanças de temperatura, contribuindo para o vazamento do líquido que as compõe.  E quando chegam aos aterros sanitários causam um sério problema ambiental.

Para descartá-las corretamente basta embalar o resíduo em um recipiente resistente - para evitar umidade e a contaminação com outros materiais - e levar esses materiais a um local específico para descarte. Clique aqui e conheça o local certo para deixar suas pilhas e baterias.

Tags: dicas, vídeos
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados