11 de Dezembro de 2020,00h30
Veja outros artigos relacionados a seguir
Uma equipe de alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA) foram selecionados entre 107 grupos do mundo para a fase final do desafio "1 Race 4 Oceans", da competição Enactus Word Cup 2020, uma iniciativa que tem como principal objetivo criar um planeta melhor e mais sustentável por meio de projetos ecológicos feitos por jovens líderes empreendedores e inovadores sociais. A ação visa também enfrentar a crise causada pelo excesso de resíduos plásticos nos mares.
Os estudantes paraenses, liderados por Larissa Peniche, de 23 anos, aluna de Engenharia Civil da UFPA, criaram uma ecobarreira para bloquear o lixo plástico nos córregos e canais urbanos das cidades e, dessa forma, evitar que esses materiais cheguem aos rios amazônicos e desemboquem nos oceanos.
As ecobarreiras são produzidas com conexões e tubos plásticos e uma rede de fios feitos de garrafas PET, o que tornou o custo do instrumento mais baixo. Segundo os alunos, a solução é uma opção mais resistente e muito mais barata em comparação com outras semelhantes.
“Dentre outros dados assustadores, descobrimos que 61% do lixo produzido no Brasil acaba indo parar nos rios e que 96% dele é plástico. Vimos ainda que a Amazônia possui o segundo rio mais poluído por plástico do mundo”, diz Orlando Haber, representante da Enactus na UFPA.
Fonte: Conexão Planeta
Texto produzido em 27/10/2020
Ação em mais de 100 países recolheu 13,9 milhões de resíduos em apenas um dia
Seminário na FIESP debateu medidas para ampliar reaproveitamento de materiais no país
Projeto compra recicláveis diretamente da população com pagamentos via PIX
Saiba o valor dos materiais que geram trabalho e renda para mais de mil famílias da cidade