11 de Dezembro de 2020,00h30
Veja outros artigos relacionados a seguir
Uma equipe de alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA) foram selecionados entre 107 grupos do mundo para a fase final do desafio "1 Race 4 Oceans", da competição Enactus Word Cup 2020, uma iniciativa que tem como principal objetivo criar um planeta melhor e mais sustentável por meio de projetos ecológicos feitos por jovens líderes empreendedores e inovadores sociais. A ação visa também enfrentar a crise causada pelo excesso de resíduos plásticos nos mares.
Os estudantes paraenses, liderados por Larissa Peniche, de 23 anos, aluna de Engenharia Civil da UFPA, criaram uma ecobarreira para bloquear o lixo plástico nos córregos e canais urbanos das cidades e, dessa forma, evitar que esses materiais cheguem aos rios amazônicos e desemboquem nos oceanos.
As ecobarreiras são produzidas com conexões e tubos plásticos e uma rede de fios feitos de garrafas PET, o que tornou o custo do instrumento mais baixo. Segundo os alunos, a solução é uma opção mais resistente e muito mais barata em comparação com outras semelhantes.
“Dentre outros dados assustadores, descobrimos que 61% do lixo produzido no Brasil acaba indo parar nos rios e que 96% dele é plástico. Vimos ainda que a Amazônia possui o segundo rio mais poluído por plástico do mundo”, diz Orlando Haber, representante da Enactus na UFPA.
Fonte: Conexão Planeta
Texto produzido em 27/10/2020
Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa
Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país
Mais da metade dos trabalhadores do setor são mulheres e 62% são negros ou pardos