11 de Dezembro de 2020,00h30
Veja outros artigos relacionados a seguir
Uma equipe de alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA) foram selecionados entre 107 grupos do mundo para a fase final do desafio "1 Race 4 Oceans", da competição Enactus Word Cup 2020, uma iniciativa que tem como principal objetivo criar um planeta melhor e mais sustentável por meio de projetos ecológicos feitos por jovens líderes empreendedores e inovadores sociais. A ação visa também enfrentar a crise causada pelo excesso de resíduos plásticos nos mares.
Os estudantes paraenses, liderados por Larissa Peniche, de 23 anos, aluna de Engenharia Civil da UFPA, criaram uma ecobarreira para bloquear o lixo plástico nos córregos e canais urbanos das cidades e, dessa forma, evitar que esses materiais cheguem aos rios amazônicos e desemboquem nos oceanos.
As ecobarreiras são produzidas com conexões e tubos plásticos e uma rede de fios feitos de garrafas PET, o que tornou o custo do instrumento mais baixo. Segundo os alunos, a solução é uma opção mais resistente e muito mais barata em comparação com outras semelhantes.
“Dentre outros dados assustadores, descobrimos que 61% do lixo produzido no Brasil acaba indo parar nos rios e que 96% dele é plástico. Vimos ainda que a Amazônia possui o segundo rio mais poluído por plástico do mundo”, diz Orlando Haber, representante da Enactus na UFPA.
Fonte: Conexão Planeta
Texto produzido em 27/10/2020
Conversamos com as cooperativas de reciclagem e organizamos uma lista de orientações
Saiba como é possível separar o lixo reciclável mesmo sem um sistema municipal estruturado
Iniciativa da Green Mining troca materiais recicláveis por remuneração justa
Programa Recicla Cash ainda será avaliado por diferentes comissões do Senado