Recicla Sampa - Parque Ibirapuera quer ser lixo zero até 2025
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Parque Ibirapuera quer ser lixo zero até 2025

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Iniciativa busca transformar espaço em referência na gestão de resíduos na América Latina. Foto: ADVTP / shutterstock.com

Em parceria com uma multinacional petroquímica, a concessionária Urbia quer transformar o Parque Ibirapuera em referência na América Latina, com lixo zero até 2025.

De acordo com a gestora do parque, a iniciativa tem como principal objetivo apoiar o Ibirapuera na gestão do lixo gerado pelo público e zerar os resíduos enviados para os aterros sanitários nos próximos três anos. 

Para incentivar o descarte correto e a reciclagem, será instalada uma Central de Resíduos dentro do próprio parque, além de coletores digitais e analógicos para o lixo reciclável com sistema de cashback.

Esse sistema oferece pontos que poderão ser trocados por benefícios, como descontos nos restaurantes e lanchonetes do Ibirapuera.

Todo o lixo reciclável coletado será processado por uma cooperativa composta apenas por mulheres e encaminhado para empresas especializadas na reciclagem dos diferentes tipos de materiais. 

Além disso, a iniciativa também prevê repaginar com informações claras sobre o que pode e o que não pode ser descartado as cerca de 500 lixeiras espalhadas pelo parque.

O que é lixo zero?

De acordo com a Zero Waste International Alliance (ZWIA), o conceito do termo pode ser resumido da seguinte forma: conservar os recursos naturais do planeta através de processos ambientalmente responsáveis de produção, consumo e reutilização de produtos e embalagens.

Seu objetivo é um criar um sistema econômico livre de resíduos enviados para aterros, máquinas de incineração, florestas e oceanos. Na essência, o movimento busca alterar a cultura do “comprar, usar e descartar”. 

No lugar, promove uma abordagem mais circular e menos linear da forma como consumimos atualmente. Seus princípios são orientados pela responsabilidade compartilhada por fabricantes, governos e população. 

Na verdade, o Lixo Zero busca investigar e alterar todo o ciclo de vida de um produto ou material, destacando ineficiências, práticas de produção e de consumo insustentáveis. 

É uma ideia que pretende minimizar ou até extinguir o desperdício, desde a produção até o consumo final. 

Sua meta é fechar o ciclo proposto pela economia circular e redefinir todo o conceito de resíduo, garantindo que os recursos permaneçam em uso pelo maior tempo possível antes de serem devolvidos à terra, de preferência com pouco ou nenhum impacto ambiental no momento do descarte.


Últimas

Notícias

Catadores discutem inclusão no mercado de carbono em Brasília

Encontro com Ministério da Fazenda debate integração de catadores ao sistema de emissões

05/11/2025
Notícias

Saiba como denunciar descarte irregular de entulho em SP

Cidadão pode acionar canais oficiais e a subprefeitura da região para combater a prática

03/11/2025
Notícias

Reciclagem pode conter avanço das bebidas falsificadas

Logística reversa é ferramenta fundamental para barrar uso irregular de garrafas

31/10/2025
Notícias

Microplásticos estão em 70% das praias brasileiras, revela estudo

Maior pesquisa do tipo já feita no país alerta para políticas públicas urgentes

29/10/2025