Recicla Sampa - Pescadores encontram garrafa PET da Copa de 98 no Rio de Janeiro
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Pescadores encontram garrafa PET da Copa de 98 no Rio de Janeiro

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Fabricado há aproximadamente 25 anos, resíduo plástico estava praticamente intacto. Foto: TV Globo

Pescadores da região metropolitana do Rio de Janeiro encontraram na última semana uma garrafa PET comemorativa da Copa de 1998 na Baía de Guanabara, região central da cidade.

Fabricado há aproximadamente 25 anos, o resíduo plástico estava praticamente intacto, inclusive o rótulo, que contava com fotos dos craques que foram à França em busca do caneco do campeonato mundial.

Dados do Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma) indicam que metade dos plásticos fabricados no mundo não são reciclados.

Ou seja, são descartáveis, popularmente conhecidos como plásticos de uso único, e têm decomposição estimada em até 400 anos.

Ainda de acordo com o Pnuma, a indústria do setor coloca em circulação cerca de 400 milhões de toneladas de produtos e embalagens plásticas todos os anos.

Para piorar, entre os plásticos com reciclabilidade, menos de 10% são de fato reciclados. O resto acaba incinerado ou é descartado nos aterros sanitários.

Isso quando os resíduos não vão parar no meio ambiente, caso da emblemática garrafa citada neste texto.

Estima-se que entre 19 e 23 milhões de toneladas terminem anualmente em lagos, rios e mares, onde causam danos imensuráveis aos ecossistemas.

Foto1

Leia mais

Lixo nas Praias: um problema que tem solução

Metade dos plásticos fabricados no mundo não são reciclados

Saiba quais plásticos são reciclados e quais não são


Últimas

Dicas de Reciclagem

Saiba como implantar a coleta seletiva em condomínios

Organizamos um passo a passo para ajudar a população da capital paulista

17/01/2025
Notícias

Loga e EcoUrbis investem em frota sustentável de caminhões

Veículos representam avanço significativo para logística de coleta de resíduos em SP

16/01/2025
Notícias

Projeto coleta 2,9 mil bitucas para reciclagem em Santos

Vinte e cinco estações coletoras foram instaladas em pontos estratégicos da cidade

15/01/2025
Notícias

Presidente Lula sanciona lei que proíbe importação de lixo reciclável

Objetivo é reduzir dependência do mercado nacional e incentivar reciclagem no Brasil

14/01/2025