Recicla Sampa - Pesquisadores da USP apresentam projeto para reciclagem de TVs
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Pesquisadores da USP apresentam projeto para reciclagem de TVs

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
TV de tubo. Foto: rawf8 / Envato

Um grupo de pesquisadores da Escola de Engenharia da USP de São Carlos apresentou recentemente os primeiros resultados de um projeto que transforma telas de TVs de tubo e monitores de computadores em peças de cerâmica.

É de fato um destino interessante para esses equipamentos que ficaram no passado e que quase sempre acabam descartados incorretamente, muitas vezes porque as pessoas nem sabem que eles entram na categoria de lixo reciclável. 

Para se ter uma ideia do tamanho do problema, um estudo apresentado pelo grupo de cientistas indica que apenas 26% deste tipo de material seja reciclado no mundo. No Brasil, esse índice é de apenas 2%, como o Recicla Sampa mostrou no mini-doc Eletro Lixo.

Essa nova opção de reciclagem de lixo eletrônico traz ainda outro benefício para o meio ambiente. Seu processo de produção não só é mais rápido e barato do que o convencional, como consome menos energia.

Mas para chegar ao material apresentado, muito parecido com esses que a gente compra em lojas de construção, o caminho foi longo. Os testes incluíram diferentes quantidades de vidro reciclado no lugar da “frita”, um dos componentes da cerâmica, até que chegassem ao ponto ideal. 

A tecnologia também ajudou e ferramentas de computação que calculam composições baseadas em milhares de dados foram fundamentais para o sucesso da empreitada.

Docente do Departamento de Engenharia de Materiais (SMM) da EESC e coordenador do projeto de pesquisa, Eduardo Bellini Ferreira comentou sobre a qualidade do material e comemorou o resultado final.

"O nosso esmalte passou pelo teste de qualidade. Ficou transparente e se fixou sem formar bolhas nas peças. O estudo mostrou que é possível descartar corretamente e reaproveitar os resíduos dos monitores e das TVs antigas na indústria cerâmica”, disse o professor.

 

Texto produzido em 25/03/2021


Últimas

Notícias

Assembleia da ONU para o Meio Ambiente começa no Quênia

Encontro busca definir prioridades e desenvolver legislação ambiental internacional

26/02/2024
Notícias

Indicadores da coleta de lixo melhoram no Brasil, indica Censo

Com 99% da população atendida, São Paulo e outras capitais lideram ranking brasileiro

23/02/2024
Notícias

Um caminhão de roupas é descartado por segundo no mundo

Indústria da moda é responsável por 10% das emissões de gases do efeito estufa

22/02/2024
Dicas de Reciclagem

Iniciativa instala pontos de coleta de lixo eletrônico em estações da CPTM

Pontos de Entrega Voluntária ficarão instalados em cinco estações até 29 de março

21/02/2024