22 de Maio de 2020,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Coimbra (UC), em Portugal, mostrou que foram encontrados microplásticos (partículas de plástico com menos de 5 milímetros de comprimento) no organismo de pinguins da Antártica. O resultado aponta que a poluição já é presente na alimentação dos animais.
Estudiosos analisaram 80 amostras de fezes de pinguins da espécie gentoo Pygoscelis papua e encontraram plástico em 20% delas. Os resultados da pesquisa foram publicados na Scientific Reports, uma importante revista do segmento.
Os indicadores apontaram que existem partículas de diversos tamanhos, formatos e cores, o que mostra que há uma grande variedade de microplásticos no ambiente onde vivem os animais. Antes dos resultados, os pesquisadores acreditavam que a presença do material na dieta dos animais fosse reduzida.
Para a pesquisadora Filipa Bessa, principal autora do estudo, é preocupante que microplásticos já tenham chegado à Antártica. Ela diz ainda que a variedade de plásticos encontrados dentro dos pinguins dificulta a busca por uma solução.
Fonte: O Globo
Texto produzido em 09/04/2020
Nova medida prevê aumento de impostos e proibição de publicidade no país
Educação ambiental e políticas públicas transformaram país em referência no mundo
Brasil se abstém de assinar proposta liderada pela França em Conferência da ONU
Programas de logística reversa foram suspensos por decisão dos patrocinadores