Recicla Sampa - Potes de margarina reciclados viram renda para catadores do Brasil
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Potes de margarina reciclados viram renda para catadores do Brasil

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Iniciativa já beneficiou mais de 105 cooperativas em 19 estados do país. Foto: Ian Francis / shutterstock.com

No contexto da crise global do lixo, a reciclagem de potes de margarina enfrenta desafios significativos.

Fabricados em polipropileno (PP), plástico com menor demanda e valor que o PET e PEAD, essas embalagens representam um problemão para os sistemas de logística reversa.

De saída, a triagem é complicada, principalmente devido à sua composição, com tipos de plásticos distintos, e à presença de etiquetas, lacres e tampas de diferentes materiais.

Além disso, existe a necessidade de lavar os potes para remover resíduos de gordura e alimentos, processo caro e pouco sustentável por consumir muita água e energia.

Ou seja, segundo os especialistas, os custos muitas vezes excedem o valor dos materiais recuperados, tornando a reciclagem das embalagens de margarina economicamente inviável em muitas regiões.

Para enfrentar todos esses desafios, a eureciclo, que atua na certificação de empresas que destinam corretamente suas embalagens, e a Qualy, maior fabricante do setor no país, desenvolveram nos últimos anos um projeto de estruturação da cadeia do PP.

De acordo com a equipe envolvida no projeto, desde 2021 a parceria já viabilizou a reciclagem de mais de 800 milhões de potes de margarina, cerca de 20 mil toneladas de plástico PP.

Ao mesmo tempo, a iniciativa beneficiou mais de 105 cooperativas em 19 estados e impactou positivamente a renda de mais de três mil famílias brasileiras.

Aqui na cidade de São Paulo, embalagens de PP interessam para as cooperativas de reciclagem e são detectadas e separadas pelos sensores das Centrais Mecanizadas de Triagem da Loga e da EcoUrbis.  

Ou seja, é só você dar aquele tapa, retirar ao máximo o excesso de margarina e pronto. Basta descartar no lixo reciclável e encaminhar para a coleta seletiva.

Dica de reciclagem

Atenção! Para garantir a reciclagem, é muito importante retirar o que sobrou de margarina do pote. O ideal é retirar o excesso de material orgânico sem ajuda de água, mas temos duas dicas caso você tenha dificuldade.

A primeira é colocar um pouco de água morna, fechar bem e dar umas balançadas. A segunda é colocar um pouco de água e depois levar ao micro-ondas por 10 segundos.

Pronto, aí é só escorrer a água e esperar secar antes de descartar!


Últimas

Notícias

Presidente Lula assina lei de incentivo à reciclagem no Brasil

Objetivo é reduzir custos operacionais e dinamizar cadeia produtiva do setor

15/07/2024
Notícias

Julho Sem Plástico é um convite para a reflexão

Ideia surgiu para desafiar pessoas a reduzirem consumo de plásticos descartáveis

12/07/2024
Dicas de Reciclagem

Lojas Melissa têm pontos de coleta de calçados da marca

Iniciativa de sustentabilidade garante destinação adequada aos chinelos e sandálias

11/07/2024
Notícias

Queda nos preços impacta negativamente reciclagem de papel

Crise é reflexo do aumento do uso de matéria-prima virgem pela indústria

10/07/2024