Recicla Sampa - Programa Brasil Mata Viva registra aumento expressivo de adesão
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Programa Brasil Mata Viva registra aumento expressivo de adesão

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Floresta Tropical. Foto: Gustavo Frazao / shutterstock.com

Criado em 2007 como um movimento global para levar garantia e qualidade ao Mercado de Proteção Ambiental, o Programa Brasil Mata Viva anunciou um aumento de 678% na adesão ao selo Sustentabilidade Tesouro Verde.

De acordo com os dados divulgados, de 2018 a 2020 o número de empresas que receberam a certificação sustentável do projeto saltou de 23 para 179. Os resultados refletem uma preocupação crescente no Brasil com as boas práticas ambientais inseridas no contexto ESG.

Ainda segundo a equipe do Brasil Mata Viva, só em dezembro do ano passado 35 micro e pequenas empresas do setor de turismo do estado do Mato Grosso foram reconhecidas com o selo de colaboradoras na conservação das florestas. A iniciativa contou com apoio do Sebrae MT.

Para receber a certificação, as empresas passam por uma série de consultorias e treinamentos, além de uma assessoria na implantação do projeto. O selo é emitido dentro dos padrões do protocolo ESG BMV. A metodologia considera o modelo de conservação florestal e está baseado no Pagamento por Serviços Ambientais, que gera um produto: o Crédito da Floresta.

Esse crédito pode ser adquirido pelas empresas e inserido nas estratégias de sustentabilidade, com geração de impacto positivo, tanto para o meio ambiente, quanto para a sociedade, como para a economia. Até agora, cerca de 230 produtores rurais são beneficiados com os Pagamentos por Serviços Ambientais.

“O Selo Sustentabilidade Tesouro Verde inova exatamente através desta capacidade de unir a sociedade civil e a comunidade de negócios em um objetivo comum: ativar um mercado justo e transparente de pagamentos por serviços ambientais”, disse Maria Tereza Umbelino de Souza, líder e fundadora do Brasil Mata Viva, em entrevista ao site AgroLink.

Texto produzido em 21/03/2021 


Últimas

Dicas de Reciclagem

Brasil produz 2,4 milhões de toneladas de eletrolixo por ano

Entenda o que é saiba onde descartar lixo eletrônico na cidade de São Paulo

18/06/2024
Notícias

São Paulo lança programa para melhorar gestão de resíduos

Projeto busca modernizar infraestrutura de tratamento e destinação do lixo no estado

17/06/2024
Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024