Recicla Sampa - Projeto oferece assistência social gratuita para catadores em SP
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Projeto oferece assistência social gratuita para catadores em SP

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Ponto de Encontro Cidadão busca melhorar a vida dos agentes ambientais paulistanos. Foto: @role_sp

Capitaneada pela Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, em parceria com uma grande marca de cerveja, um projeto socioambiental vai oferecer assistência social e saúde gratuitas para catadores de recicláveis de São Paulo.

Batizado de Ponto de Encontro Cidadão, o escritório tem o objetivo de melhorar as perspectivas de vida dos agentes ambientais autônomos, reduzindo o grau de vulnerabilidade social que muitos enfrentam.

A missão será cumprida com atendimentos de especialistas e orientadores de diferentes áreas, que vão se dedicar a compreender as necessidades individuais de cada cidadão e dar ajuda sob medida.

A ideia é restaurar a dignidade e cidadania dos profissionais, características fundamentais para todos aqueles que integram uma sociedade.

Presidente da ANCAT, Roberto Rocha explica que nesta primeira fase será feito um grande diagnóstico do setor e informa que a meta é atender pelo menos mil catadores nos próximos doze meses.

“Haverá serviços sociais e de saúde, como atendimento jurídico e psicossocial, além de oportunidades de lazer e aprendizagem, por meio de uma biblioteca móvel”, revela Rocha.

Cerca de 800 mil pessoas vivem da reciclagem no Brasil

Segundo levantamento do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), cerca de 800 mil agentes ambientais, popularmente conhecidos como catadores de lixo reciclável, estão em atividade no Brasil.

Os dados levantados pelo movimento indicam que pelo menos 70% são mulheres.

Transformando aquilo que não serve mais para os outros em sua fonte de renda, esse exército de trabalhadoras precarizadas é peça fundamental para a construção de um mundo com equilíbrio ecológico.

É um trabalho que além de ajudar a reduzir a emissão de gases de efeito estufa, gera renda para milhares de famílias e desenvolvimento sustentável para o país.


Últimas

Dicas de Reciclagem

Brasil produz 2,4 milhões de toneladas de eletrolixo por ano

Entenda o que é saiba onde descartar lixo eletrônico na cidade de São Paulo

18/06/2024
Notícias

São Paulo lança programa para melhorar gestão de resíduos

Projeto busca modernizar infraestrutura de tratamento e destinação do lixo no estado

17/06/2024
Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024