08 de Maio de 2023,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Assunto cada vez mais popular, principalmente em função da crise ambiental planetária, a reciclagem ainda gera muitas dúvidas na maioria da população.
E tudo que é novo e gera dúvidas, gera também uma série de lendas urbanas e algumas notícias falsas.
Por isso, o Recicla Sampa preparou uma lista com quatro mitos sobre reciclagem que você deve saber.
1 - A reciclagem não faz diferença: A reciclagem reduz significativamente a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários, grandes geradores de gases de efeito estufa, e minimiza o impacto da extração de matérias-primas virgens da natureza. De acordo com o texto final do Acordo de Paris, ela é uma das ferramentas mais importantes para frear o aquecimento global.
Leia mais
Entenda a importância da reciclagem para as metas do Acordo de Paris
2 - Todo material pode ser reciclado: Na teoria tudo pode ser reciclado, mas na prática não é bem assim. Existem resíduos sólidos que são recicláveis, mas não têm reciclabilidade. Ou seja, são caros demais para reciclar, difíceis de coletar ou ainda não há tecnologia ou iniciativas para o seu reaproveitamento em larga escala. Portanto, o ideal é sempre pesquisar sobre o que é reciclável na prática, não apenas na teoria.
Leia mais
Reciclável X Reciclabilidade: entenda a diferença
3 - Não importa como eu descarto o material, ele será reciclado de qualquer maneira: Isso não é verdade. A reciclagem só é possível quando os materiais são separados e descartados corretamente. Descartar o material de maneira incorreta pode torná-lo inadequado para o reaproveitamento.
Leia mais
Entenda a importância de higienizar o lixo reciclável
4 - A reciclagem é responsabilidade apenas das empresas: Embora as empresas tenham um papel importante na cadeia da reciclagem e obrigações jurídicas na PNRS, economia circular é responsabilidade compartilhada entre governos, mercado e sociedade civil. Se cada um fizer a sua parte, o resultado fica gigante!
Leia mais
Aparelho é lixo eletrônico e não deve ser colocado no saco de recicláveis comuns
Cooperativas de SP enfrentam dificuldades para armazenar e vender o material
Projeto oferece reembolso automático e promete zerar uso de descartáveis ainda neste ano
Campanha global propõe reflexão sobre impacto do lixo plástico nos ecossistemas