Que tal um Dia dos Pais mais sustentável?

09/08/2019

Imagem - Contato com a natureza está entre as dicas para comemorar ao lado do seu pai. Foto: Juliane Lierbermann / Unsplash

Contato com a natureza está entre as dicas para comemorar ao lado do seu pai. Foto: Juliane Lierbermann / Unsplash

Todo segundo domingo de agosto é um bombardeio de fotos e homenagens para os papais de plantão. Isso porque a data no Brasil foi eleita para se comemorar o Dia dos Pais. Considerada uma das datas mais importantes do calendário ao lado do Dia das Mães, há um enorme viés comercial: neste ano, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima um movimento de cerca de 5,6 bilhões de reais no país, representando uma alta de 2,1% nas vendas. 

A previsão é positiva para o setor comercial, perspectiva que é compartilhada pelos ambientalistas. Segundo pesquisa da Nielsen lançada neste ano, 42% dos consumidores brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir o impacto no ecossistema. Para além de presentes sustentáveis, o Recicla Sampa preparou algumas dicas para mostrar que é possível ser ecologicamente correto em datas comemorativas, especialmente ao lado do seu pai. 

Presentes ecologicamente corretos

Para atender a crescente onda do público consumidor sustentável, pequenos empreendedores estão investindo no reaproveitamento de resíduos para produção e composição de produtos. Um exemplo disso é a Zerezes, marca de óculos de sol e de grau que utiliza madeira reaproveitada como matéria-prima de seus itens, aliando sustentabilidade e modernidade.

Camisetas que seguem o conceito ecológico também estão no mercado. A Pano Social é uma das que apostam no segmento, produzindo peças que utilizam 100% de algodão orgânico como matéria-prima. Já a Camiseta feita de PET é uma marca que reaproveita o material plástico para composição de seus produtos.

Grandes marcas também abraçaram a causa. Recentemente, a Converse, famosa pelo tênis All Star, anunciou sua coleção Renew, que utiliza resíduos pós-industriais, como garrafas PET, sobras de tecidos e algodão patenteado na sua composição. Os itens já estão à venda no Brasil em edição limitada. 

E as embalagens?

A criatividade pode ser uma grande sacada na hora de embrulhar o presente. Seguindo o método "faça você mesmo", utilizar papel kraft ou um jornal que está guardando em casa são boas soluções. Reaproveitar aquela caixinha que você não está usando para nada ou aquela fita de um embrulho do passado também são boas ferramentas.

Mas caso você não tenha aptidão para esse tipo de atividade e acabe preferindo uma clássica embalagem de papel ou plástico, oriente seu pai na separação e no descarte correto desses materiais, já que ambos são recicláveis. Além dos melhores presentes, o seu pai também merece um mundo mais sustentável!

Dê um rolê

Estar em contato com a natureza é uma das maneiras de se aproximar de atitudes mais sustentáveis. E essa máxima pode ser utilizada até mesmo dentro de um restaurante na maior cidade do país. Exemplo disso é o Jacarandá, na zona Oeste de São Paulo. O estabelecimento foi construído ao redor de um jacarandá-mimoso, árvore centenária que propicia um ambiente mais natural, e o seu foco é incentivar a produção local oferecendo opções de comidas e vinhos orgânicos. Um ótimo local para levar o seu pai para almoçar ou jantar!

O clássico passeio de bicicleta também é uma boa pedida para o domingo. Além de um momento de diversão, vocês evitam o uso do carro e a emissão de gases do efeito estufa na atmosfera. Se o passeio for no parque, o local é propício para um bom piquenique. Em São Paulo, há uma vasta opção de espaços como o famoso Parque Ibirapuera, e o Parque Villa-Lobos, na zona Oeste, o Parque da Cantareira e o Parque da Juventude, na zona Norte, o Parque Burle Marx e até o Jardim Botânico de São Paulo, localizados na zona Sul da cidade.

Não esqueça de levar um kit de talheres e copos reutilizáveis, a prática evita o uso dos descartáveis e até a tarefa de recolher o lixo no final da programação.   

 

Texto produzido em 07/08/2019

Tags: matérias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados