10 de Dezembro de 2020,20h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
O alto número de resíduos eletroeletrônicos que vem sendo descartado de maneira incorreta gerou até uma nomenclatura própria para esse material: o e-lixo. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), se nada for feito até 2050, cerca de 120 milhões de toneladas deles ficarão espalhadas pelo mundo.
Agora, um projeto que arrecada esse tipo de material vem contribuir também de maneira social na cidade de Goiânia. A iniciativa, nomeada de “Lixo Eletrônico contra a Fome”, arrecada equipamentos que não são mais usados e converte o valor pago pela reciclagem em alimentos. Os subsídios serão doados para famílias carentes e instituições sociais no município.
No total, oito pontos de coleta estão distribuídos e aptos para receberem materiais como celulares, notebooks, televisores, telefones, câmeras, impressoras, acessórios, monitores, e muitos outros objetos nesta linha. Os materiais serão totalmente descaracterizados e enviados à reciclagem.
Para Dário Ferrari, um dos organizadores da campanha, a inciativa deverá aproveitar em torno de 95% dos materiais enviados.
“Sendo assim, as pessoas descartam isso de forma adequada, cuidam do meio ambiente, ajudam os mais necessitados e ainda podem gerar empregos", explicou em entrevista ao G1.
O projeto é uma iniciativa da empresa Destec Natureza e Tecnologia com o apoio da Igreja Sagrada Família. Você pode encontrar os locais disponíveis para coleta aqui.
Fonte: G1
Texto produzido em 07/12/2020
Brasil se abstém de assinar proposta liderada pela França, batizada de Apelo de Nice
Programas de logística reversa foram suspensos por decisão dos patrocinadores
Pontos de coleta estão disponíveis em centenas de cidades de todos os estados do Brasil
Iniciativa comprova que integrar esforços gera impactos ambientais e sociais expressivos