Reciclagem de recursos naturais pode deter aquecimento global

27/04/2020

Imagem - Além da reciclagem, outras soluções como uso de energias renováveis e fim do desmatamento são importantes para salvar o planeta. Foto: Rawpixel / Freepik

Além da reciclagem, outras soluções como uso de energias renováveis e fim do desmatamento são importantes para salvar o planeta. Foto: Rawpixel / Freepik

Pesquisadores ambientais alertaram ao mundo que apenas um décimo dos quase 93 bilhões de toneladas de materiais utilizados anualmente, incluindo minerais, metais, combustíveis fósseis e biomassa, são recolocados no mercado para reutilização, de acordo com relatório de uma empresa de economia holandesa chamada Circle Economy.

O estudo aponta que o número é preocupante e os bilhões de toneladas de materiais que a sociedade consome a cada ano deveriam ser reciclados e reutilizados para controlar as mudanças climáticas do planeta.

O CEO da Circle Economy, Harold Friedl, disse à imprensa que o uso mais eficiente desses recursos poderia ajudar a cumprir as metas adotadas no Acordo de Paris de 2015, evento promovido pela ONU em que alguns países selaram o compromisso de evitar que a Terra aumentasse a temperatura em até 2 graus devido à poluição, extração de matéria-prima e outros fatores.

O estudo ainda aponta que a ação de extrair, processar e fabricar novas mercadorias, é responsável por 62% das emissões de calor pelo planeta. A quantidade de todos os materiais que o mundo consome triplicou desde 1970 e poderá dobrar novamente em 2050 se nenhuma ação for feita, segundo estimativas da ONU.

Soluções

O documento aponta algumas soluções para deter o aquecimento global. As políticas governamentais devem se concentrar na adoção de energias renováveis, no aumento da eficiência energética e na interrupção do desmatamento.

As economias devem se tornar circulares, sistema que visa o reaproveitamento dos produtos dentro do mercado consumidor.

“Mudar para esse novo cenário pode ser difícil, pois requer mudanças de hábitos de consumo e de negócios, mas uma vez implementado, o funcionamento se torna muito viável”, explicou Friedl.

Além disso, relatório também aponta que o compartilhamento de carros ou manutenção dos veículos por mais tempo seriam boas soluções. Os incentivos financeiros que promovem o uso excessivo de recursos naturais, como combustíveis fósseis, devem ser abolidos, disse o documento. "É uma maneira prática de salvar o mundo”.

Fonte: Reuters

Texto produzido em 20/01/2020

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados