Restaurante transforma sobras de comida em pratos gourmet

04/02/2020

Imagem - Chefes de cozinha Christofer Ekman e Paul Svensson querem conscientizar a população a respeito do desperdício desnecessário. Foto: Fotografiska

Chefes de cozinha Christofer Ekman e Paul Svensson querem conscientizar a população a respeito do desperdício desnecessário. Foto: Fotografiska

No mundo, quase 800 milhões de pessoas passam fome. Enquanto isso, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de comida acabam indo parar nas lixeiras todos os anos, de acordo com relatório da FAO Brasil, órgão da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Com base nos números alarmantes, na Suécia, nasceu o restaurante ReTaste. Ele transforma sobras que seriam descartadas em luxuosos pratos gourmet. O propósito é conscientizar a população a respeito da questão global de desperdício. É o lixo se transformando em luxo.

Localizado em Estocolmo, o estabelecimento surgiu de uma parceria da consultora sustentável Ruth Osborne e dos renomados chefes de cozinha Christofer Ekman e Paul Svensson.

O programa recupera suprimentos de supermercados que já não possuem valor comercial e aproveita cada pedaço deles. Já os produtos que não podem ser reaproveitados na culinária são encaminhados para compostagem ou para a produção de biogás, que abastece a frota de transportes públicos suecos.

Como a sustentabilidade foi a alma da instalação, tudo foi absolutamente formatado para funcionar de maneira ecologicamente correta: os copos utilizados são feitos de antigas garrafas de vidro, por exemplo.

“Queríamos mostrar um exemplo concreto de como os alimentos resgatados podem realmente criar oportunidades para empreender”, explica Svensson em publicação do site Razões Para Acreditar.

Fontes: Razões Para Acreditar

Texto produzido em 19/12/2019

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados