Revitaliza SP faz lixo reciclável virar arte na zona norte

14/03/2021

Imagem - Profissionais da área de Limpeza Urbana de São Paulo auxiliam na renovação do espaço. Foto: Prefeitura SP

Profissionais da área de Limpeza Urbana de São Paulo auxiliam na renovação do espaço. Foto: Prefeitura SP

Iniciativa da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB) em parceria com as Subprefeituras e consórcios de varrição, o Projeto Revitaliza São Paulo vem transformando antigos pontos de descarte irregular de lixo na capital em espaços limpos, de conscientização ambiental e de muita arte.

As atividades acontecem aos finais de semana e chegaram recentemente à Zona Norte pelas mãos do consórcio de zeladoria urbana Limpa SP. Até o momento, estão em andamento ações em pontos de descarte irregular em ruas sob responsabilidade das Subprefeituras Casa Verde, Freguesia/ Brasilândia, Jaçanã / Tremembé, Vila maria/ Vila Guilherme, Santana e Penha.

O projeto também tem um objetivo pedagógico e busca promover conhecimento entre a população sobre a reutilização dos materiais provenientes do lixo reciclável. Para isso, artistas criam grafites de animais da fauna brasileira em extinção e incluem materiais recicláveis retirados dos Ecopontos nas obras.


“O primeiro grafite foi produzido no Parque Novo Mundo, região da Subprefeitura da Vila Maria / Vila Guilherme. O animal eleito foi a Ararajuba, que é uma espécie nativa do Norte do Brasil e corre risco de desaparecer”, conta a equipe da AMLURB.



No desenho, as penas das asas da Ararajuba foram feitas de garrafas pet. Caixas de uva se transformaram em um tronco. Já os olhos nasceram de tampinhas de garrafas e CDs. No fim da obra, foi instalado um pallet reaproveitado com informações importantes sobre a espécie: nome, tipo de alimentação, além de dados como quantos exemplares ainda existem na natureza e o principal motivo de estar em extinção.
 
Todo fim de mês, a Limpa SP seleciona um ponto de descarte irregular para recuperar na capital. Mas para manter esses lugares limpos depois da passagem do projeto, se faz importantíssima a contribuição da população.

Importante lembrar que descartar resíduos diversos abaixo de 50kg em área pública é passível de multa no valor de R$855,00, e acima de 50kg, R$ 17.447,82, de acordo com a Lei de Limpeza Urbana nº 13.478/02, artigos 160 e 161, além de ser considerado crime ambiental.

Texto produzido em 14/03/2021 

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados