14 de Marco de 2021,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Iniciativa da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB) em parceria com as Subprefeituras e consórcios de varrição, o Projeto Revitaliza São Paulo vem transformando antigos pontos de descarte irregular de lixo na capital em espaços limpos, de conscientização ambiental e de muita arte.
As atividades acontecem aos finais de semana e chegaram recentemente à Zona Norte pelas mãos do consórcio de zeladoria urbana Limpa SP. Até o momento, estão em andamento ações em pontos de descarte irregular em ruas sob responsabilidade das Subprefeituras Casa Verde, Freguesia/ Brasilândia, Jaçanã / Tremembé, Vila maria/ Vila Guilherme, Santana e Penha.
O projeto também tem um objetivo pedagógico e busca promover conhecimento entre a população sobre a reutilização dos materiais provenientes do lixo reciclável. Para isso, artistas criam grafites de animais da fauna brasileira em extinção e incluem materiais recicláveis retirados dos Ecopontos nas obras.
“O primeiro grafite foi produzido no Parque Novo Mundo, região da Subprefeitura da Vila Maria / Vila Guilherme. O animal eleito foi a Ararajuba, que é uma espécie nativa do Norte do Brasil e corre risco de desaparecer”, conta a equipe da AMLURB.
No desenho, as penas das asas da Ararajuba foram feitas de garrafas pet. Caixas de uva se transformaram em um tronco. Já os olhos nasceram de tampinhas de garrafas e CDs. No fim da obra, foi instalado um pallet reaproveitado com informações importantes sobre a espécie: nome, tipo de alimentação, além de dados como quantos exemplares ainda existem na natureza e o principal motivo de estar em extinção.
Todo fim de mês, a Limpa SP seleciona um ponto de descarte irregular para recuperar na capital. Mas para manter esses lugares limpos depois da passagem do projeto, se faz importantíssima a contribuição da população.
Importante lembrar que descartar resíduos diversos abaixo de 50kg em área pública é passível de multa no valor de R$855,00, e acima de 50kg, R$ 17.447,82, de acordo com a Lei de Limpeza Urbana nº 13.478/02, artigos 160 e 161, além de ser considerado crime ambiental.
Texto produzido em 14/03/2021
Ferramenta evidencia perfil socioeconômico das cidades como fator decisivo na avaliação
Iniciativa reflete compromisso com sustentabilidade e serve de exemplo para outras cidades
Mundo gera cerca de 2 bilhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano
Organizamos um passo a passo para ajudar a população da capital paulista