Recicla Sampa - Rodoviárias de SP ganham pontos de coleta de lixo eletrônico
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Rodoviárias de SP ganham pontos de coleta de lixo eletrônico

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Pontos de Entrega Voluntária serão instalados no Tietê, Jabaquara e Barra Funda. Foto: Veja / shutterstock.com

Gestora de logística reversa do setor, a Green Eletron e a Socicam, empresa de infraestrutura de mobilidade, começaram a instalar pontos de coleta de lixo eletrônico nas rodoviárias do estado de São Paulo.

Na primeira etapa do projeto, que começa neste mês, quatro importantes terminais vão receber o eletrolixo, entre eles a Barra Funda, o Jabaquara e o Tietê, considerado o maior da América Latina.

Nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), a população pode descartar gratuitamente resíduos de pequeno e médio porte.

São aceitos aparelhos eletroeletrônicos, como celulares e carregadores, secadores de cabelo, chapinhas, controles remoto, itens de informática, além de pilhas e de baterias

“Por ser inédita, ainda não temos dados da média de descarte mensal, mas estimamos que 5% das pessoas que passam pelos terminais utilizarão os coletores”, acredita Ademir Brescansin, gerente executivo da Green Eletron.

Cerca de 80 mil pessoas passam pelo Tietê todos os dias. Na Barra Funda e no Jabaquara, são aproximadamente 30 mil pessoas diariamente.

O que é lixo eletrônico

Em resumo, se vai na tomada ou usa pilha, é lixo eletrônico. Ou seja, é todo objeto que possui um circuito elétrico dentro, seja esse circuito composto por uma fiação que vai ligar um motor ou, em casos mais complexos, aquele que possui placa eletrônica para tomada de decisão.

Entram na categoria de lixo eletrônico: geladeiras e freezers, micro-ondas e cafeteiras, torradeiras e ventiladores, computadores e celulares, controles remotos e cabos, entre outros exemplos. Importante lembrar que CDs e DVDs, por sua composição, também entram na categoria de eletrolixo.

Como descartar lixo eletrônico em São Paulo

Além do projeto da Green Eletron, da Coopermiti e dos pontos de descarte oferecidos pela Prefeitura, a cidade de São Paulo abriga outras iniciativas que coletam e reciclam eletroeletrônicos.

Inclusive, é possível agendar a coleta gratuita desses itens na sua casa. O serviço é oferecido por uma empresa particular.

Os pontos de coleta de eletrônicos na cidade de São Paulo você encontra no site do Recicla Sampa


Últimas

Notícias

ExpoCatadores 2025 reafirma protagonismo da categoria em SP

Evento reforça papel estratégico da reciclagem popular no desenvolvimento sustentável

19/12/2025
Notícias

Lixo têxtil não para de crescer no Brasil

Boa parte dos tecidos ainda é descartada incorretamente no país

17/12/2025
Notícias

Panorama 2025 reforça importância das cooperativas de reciclagem

Documento da ABREMA apresenta diagnóstico mais recente da gestão de resíduos no Brasil

15/12/2025
Notícias

Colégio de SP vence prêmio nacional Lixo Zero 2025

Projeto SustentArqui impulsiona educação ambiental com ações socioambientais e reciclagem

12/12/2025