21 de Outubro de 2022,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Quem está por dentro do nocivo impacto ambiental do lixo plástico com certeza se incomoda em não conseguir se livrar dos famosos “saquinhos” ainda sem reciclabilidade, seja no cesto de lixo orgânico, seja no do lixo reciclável.
Mas a boa notícia é que já existem alternativas ecológicas, a preços relativamente acessíveis, para substituir este tipo de item nas lixeiras de casa, do condomínio, da empresa ou da escola.
Para o lixo orgânico, existem dois tipos de sacos que são compostáveis e biodegradáveis. Ambos estão certificados pelos padrões ASTM D6400 e D6868.
Essas certificações garantem a possibilidade de compostagem doméstica e industrial.
Ou seja, dá para você compostar o saquinho junto com os resíduos orgânicos da sua casa ou você também pode encaminhá-los para a compostagem aeróbia.
Além disso, pelo fato de serem biodegradáveis, seu impacto ambiental é super reduzido quando chegam aos aterros sanitários.
Já estão à venda, na internet e nos supermercados, sacos de lixo específicos para o descarte de materiais recicláveis. São aqueles saquinhos verdes que recebemos nas grandes redes varejistas.
Esses sacos não são compostáveis, nem biodegradáveis, mas seu material interessa para o mercado da reciclagem, o que lhe confere alta reciclabilidade.
Alguns, inclusive, são produzidos com plástico reciclado. Em resumo, ou são recicláveis ou já foram reciclados.
Simplificar materiais e cores facilitaria triagem e reduziria perdas no reaproveitamento
Avanço é resultado de políticas públicas, educação ambiental e mudança de comportamento
Apenas 22% dos resíduos tecnológicos têm destinação ambientalmente adequada, informa ONU
Grande maioria é embalada em BOPP, material de difícil reciclagem no Brasil