11 de Dezembro de 2020,00h06
Veja outros artigos relacionados a seguir
Você sabia que é possível ter adubo de alta qualidade gratuitamente em São Paulo? A capital paulista possui lugares que fazem a decomposição das folhagens de jardins e sobras de frutas, legumes e verduras das feiras e os transformam em um composto orgânico próprio para nutrir o solo e as plantas.
Esses espaços são chamados de pátios de compostagem e a cidade de São Paulo possui cinco locais que reciclam os resíduos orgânicos e oferecem esses produtos nos bairros: Ermelino Matarazzo, São Mateus, Mooca, Lapa, e Sé.
Para se ter uma ideia, o Pátio da Ermelino Matarazzo tem capacidade para receber aproximadamente 60 toneladas de materiais orgânicos por semana, o que resulta em 3 mil toneladas por ano de restos de alimentos e podas de árvores tratadas e recicladas.
O composto orgânico é ideal para adubar terras de parques, praças e plantio de árvores. Ultimamente, o material vem sendo utilizado em programas de implantação de hortas urbanas e em agriculturas familiares. A distribuição do adubo é gratuita aos munícipes e para retirá-lo basta ir aos pátios de compostagem da capital paulista e preencher um formulário.
Lapa
Avenida José Maria de Faria, nº 487, Lapa de Baixo
Sé
Avenida do Estado, nº 3330, Canindé
Mooca
Rua Cirino de Abreu, nº 456, Guaiauna
São Mateus
Rua Forte de Araxá, nº 409, Parque São Lourenço
Ermelino Matarazzo
Rua Eduardo Kiyoshi Shimuta, ao lado do nº 111.
Texto produzido em 27/02/2020
Iniciativa promove educação ambiental e transforma resíduos tóxicos em artesanato
Iniciativa oferece remuneração via Pix pela entrega de materiais recicláveis
Ausência de padronização e baixo valor dos materiais exigem políticas públicas firmes
Evento gratuito acontece em maio no Parque Villa Lobos, zona oeste da capital