04 de Outubro de 2024,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
O Recicla Sampa furou a bolha da capital paulista, já é uma plataforma de educação ambiental nacional e uma das principais perguntas que nos fazem é: onde descartar lixo reciclável e resíduos especiais no Brasil?
Vamos por partes!
O lixo reciclável, vai depender muito do serviço prestado pela prefeitura da sua cidade e da sua boa vontade. Como assim? Você vai ter que pesquisar para saber se tem coleta seletiva por aí.
Caso não tenha na sua cidade ou bairro, a dica é procurar as cooperativas de reciclagem ou os catadores autônomos da região. Aí você separa os resíduos e dá um jeito de levar até essas organizações ou marca um dia para o agente ambiental passar na sua casa e recolher.
Já para os resíduos especiais, aqueles que não podemos descartar no lixo comum ou no reciclável, a orientação é pesquisar sobre a existência de projetos de logística reversa nacionais.
Abaixo listamos os principais, que já contam com boa estrutura e quantidade razoável de pontos de coleta em todo o país.
O descarte correto de lâmpadas é obrigatório e projetos de logística reversa garantem que esse material tenha um destino ambientalmente adequado. Atualmente, mais de quatro mil pontos de coleta estão distribuídos por cerca de mil municípios brasileiros. As lâmpadas, ao serem descartadas corretamente, evitam a contaminação do solo e das águas, já que muitas contêm mercúrio e outras substâncias tóxicas.
Clique aqui e saiba onde descartar lâmpadas
Pilhas e baterias também contam com um amplo programa de logística reversa. Com mais de 1,5 mil pontos de coleta, a iniciativa está presente em todas as capitais e grandes centros urbanos. Esses itens podem liberar metais pesados no meio ambiente, o que torna fundamental sua coleta e destinação adequadas.
Clique aqui e saiba onde descartar pilhas e baterias
O descarte de eletrônicos ganhou força nos últimos anos no país e o projeto de logística reversa já conta com mais de dois mil pontos de coleta em cerca de 400 municípios. Esses locais garantem que os aparelhos sejam reciclados ou tenham peças reaproveitadas. A ação reduz o impacto ambiental causado por metais pesados e plásticos presentes nesses produtos. Vale lembrar: se vai na tomada, usa pilha ou bateria, é lixo eletrônico!
Clique aqui e saiba onde descartar lixo eletrônico
Medicamentos vencidos ou fora de uso não podem ser descartados no lixo comum, muito menos na pia ou vaso sanitário. Mais de três mil urnas já foram instaladas em farmácias, hospitais e UBSs de 500 municípios brasileiros. O descarte incorreto de medicamentos pode causar sérios danos ambientais e à saúde da população.
Clique aqui e saiba onde descartar medicamentos
O descarte de pneus usados é um dos mais antigos projetos de logística reversa no Brasil. Existem mais de oito mil pontos de coleta em 1,2 mil cidades. A cada ano, milhões de pneus são reciclados, o que reduz o risco de doenças como a dengue. Vale lembrar que a dica é: vai trocar os pneus? Deixe os antigos na loja ou mecânica de quem fez o serviço.
Objetivo é reduzir dependência do mercado nacional e incentivar reciclagem no Brasil
Projeto compra cadernos e materiais recicláveis nas unidades Estação Preço de Fábrica
Entenda por que apenas 9% do lixo plástico é reciclado atualmente no mundo
Embale e identifique tudo que possa cortar ou ferir os trabalhadores da reciclagem