16 de Dezembro de 2021,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
O Parque Villa-Lobos recebeu nos últimos dias 4 e 5 de dezembro a versão brasileira do programa Every Can Counts (Cada Lata Conta).
Focada em promover a Economia Circular, a iniciativa já está presente em 19 países europeus e tornou-se na capital paulista um movimento global.
O programa consiste em um conjunto de ações de educação ambiental que buscam uma mudança de comportamento a partir do sucesso da reciclagem das latinhas, que no Brasil chega aos 97%.
Estruturas metálicas e painéis foram instalados no parque e os promotores circularam junto ao público para explicar os benefícios e a importância da reciclagem.
As pessoas também puderam observar painéis de arte produzidos com milhares de latas de alumínio reciclado grafitadas por Ricardo Kaur, além de outras atrações.
O Programa agora tem também um site e canais de redes sociais em língua portuguesa e aborda a importância da economia circular para o futuro sustentável do planeta.
Todas as latas coletadas durante o evento foram levadas para a Coopercaps, cooperativa que é referência na cidade de São Paulo.
De acordo com Cátilo Cândido, Presidente Executivo da Abralatas, o evento foi o primeiro de muitos que virão para o Brasil.
Ainda Segundo Cândido, essas campanhas com foco no consumidor são inéditas no país e valorizam as ações individuais, principalmente junto à nova geração de consumidores.
“Queremos mostrar aos brasileiros um exemplo de sucesso de economia circular real de forma alegre, leve e divertida”, explica Cândido.
“O lançamento do Programa Every Can Counts no Brasil é uma continuação natural do nosso compromisso e visão na Europa. Nós nos empenhamos para atingir 100% de reciclagem de latas de bebidas e conscientizar todos os consumidores do mundo sobre a sua importância,” completa David Van Heuverswyn, Diretor do Programa Every Can Counts na Europa.
Certificação coroa engajamento ambiental de alunos e professores da escola da zona leste
Prática afeta diretamente os catadores, cujas condições de trabalho se deterioram
Inserção permitirá que organizações do setor operem com menos burocracia
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo