11 de Dezembro de 2020,00h08
Veja outros artigos relacionados a seguir
O Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) assinou um convênio com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) para desenvolver técnicas de gerenciamento de resíduos no Estado e diminuir a quantidade de envio desses itens aos aterros sanitários.
O convênio prevê encontros técnicos, cursos, seminários, palestras, estudos, capacitação, programas e ações de assistência técnica para implantar determinações da Política Nacional e Paulista de Resíduos Sólidos.
“Não podemos mais enterrar nossos resíduos, pois o lixo pode gerar energia, adubo, emprego e renda para a população. Estamos somando esforços para superar esse desafio em São Pauloâ€Â, explica Marcos Penido, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente em comunicado oficial.
Com prazo de 24 meses para execução, a iniciativa propõe etapas e metas a serem atingidas, apoio aos municípios paulistas, com prioridade para soluções regionalizadas e por meio de consórcios.
“O Estado, de acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, já apresenta uma gestão diferenciada. Com o acordo firmado, vamos nos esforçar para aprimorar sistemas existentes e viabilizar novas soluções e tecnologias a fim de gerar novos negócios e investimentos para São Pauloâ€Â, afirma o diretor-presidente da ABRELPE, Carlos Filho.
Fonte: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente
Texto produzido em 15/04/2020
Simplificar materiais e cores facilitaria triagem e reduziria perdas no reaproveitamento
Avanço é resultado de políticas públicas, educação ambiental e mudança de comportamento
Apenas 22% dos resíduos tecnológicos têm destinação ambientalmente adequada, informa ONU
Grande maioria é embalada em BOPP, material de difícil reciclagem no Brasil