Segunda sustentável: dicas para um dia ecologicamente correto

03/06/2019

Imagem - Foto: Annca / Pixabay

Foto: Annca / Pixabay

Segunda-feira é dia de começar a dieta, começar a academia, começar a terapia ou começar um novo projeto. Conhecido mundialmente como o dia para se iniciar novas coisas, a segunda-feira também pode ser o dia para você começar a ter atitudes sustentáveis na sua rotina.

A fim de propor uma conscientização sobre os impactos das suas atitudes, o Recicla Sampa aproveita o início da Semana Mundial do Meio Ambiente para apresentar algumas alternativas sustentáveis e mostrar como uma pequena mudança de comportamento pode ser fundamental para o futuro do planeta Terra. 

Calcule o tempo do seu banho

Se considerarmos que 48% dos brasileiros gastam água em suas casas sem controle e 30% demoram mais de 10 minutos no banho, segundo dados da pesquisa do Programa Água para a Vida, a necessidade de economia é urgente.

Para ajudar nesse processo, procure reduzir o gasto desnecessário do recurso. Cronometrar o seu banho é uma dica importantíssima. De acordo com o dermatologista Eduardo Pires de Camargo, 5 a 6 minutos é o recomendado para a atividade.

Utilize transporte público

Uma pesquisa apresentada na Scientific Sessions, em 2015, revelou que quem faz uso do transporte coletivo tem menos chances de ter problemas cardíacos do que quem vai de carro. O estudo contou com dados médicos de pessoas que iam trabalhar de ônibus, de trem, de carro, a pé e de bicicleta. O risco dos usuários do transporte público é 27% menor de sofrer hipertensão do que os de carro.

Além disso, se considerarmos uma cidade como São Paulo, poluição e congestionamento ainda são fatores que contribuem para essa escolha. Dados apresentados pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), em 2017, apontou que os automóveis são responsáveis por 72,6% das emissões de gases do efeito estufa, grandes vilões do aquecimento global. Portanto, escolha um dia da semana para ir ao trabalho de ônibus, trem ou metrô. O benefício será para o meio ambiente e também para sua saúde!

Esqueça os descartáveis

É horário de almoço no trabalho, que tal optar por recusar os descartáveis no restaurante? O Brasil está em 4º lugar no ranking de países produtores de plástico no mundo, somando 11 milhões de toneladas. Além da grande quantidade, recicla apenas 1,2%, ou seja, 145.043 toneladas. Os dados apresentados pelo estudo do Fundo Mundial para a Natureza são alarmantes e é por isso que recusar o material é essencial.

A alternativa mais sustentável é usar talheres de metal e copos de vidro. Se preferir, você também pode aderir à moda dos kits ecologicamente corretos, que oferecem talheres de metal, copos de silicone e até canudos retornáveis. No mercado, já é possível encontrar produtos de diversas marcas, como o copo Menos 1 Lixo, os canudos de vidro da H.eccou e o kit refeição lixo zero da B.live.

Pratique o consumo consciente

Passar no mercado depois do trabalho para fazer aquela comprinha do que falta na geladeira está na rotina de quase todos os brasileiros. Mas você sabia que ser sustentável também é gastar menos? Então vamos economizar! Isso porque, com base no consumo consciente, você vai comprar apenas o que vai consumir.

Segundo a nutricionista clínica funcional Carina Müller, essa atitude evita o desperdício, contribui para o meio ambiente e ainda torna seu hábito de consumo mais saudável. Optar por compras a granel, produtores locais e feiras orgânicas estão entre as dicas da especialista, que afirma que “consumir produtos do agricultor da sua região significa consumir um produto que viajou poucos quilômetros, usou menos combustível e poluiu menos o ambiente até chegar na sua mesa”.

Separe seu lixo

O brasileiro produz em média 1,2 kg de lixo por dia. Em São Paulo, são mais de 12 mil toneladas domiciliares diariamente. Enquanto cerca de 40% desses resíduos poderiam ser reciclados, apenas 7% são reaproveitados atualmente. E você sabia que um pequeno gesto no seu lixo dentro de casa pode mudar esse contexto?

A dica é adotar uma rotina mais sustentável com o seu lixo separando em dois: comum e reciclável. Ter duas lixeiras de cores diferentes pode ajudar no processo. Depois, é só esvaziar e higienizar o material reciclável e destiná-lo para a reciclagem. Fique atento aos dias e horários em que o caminhão da coleta seletiva passa na sua casa. E não se esqueça: o que é lixo para alguns, é fonte de renda para outros. Entenda aqui como seus hábitos podem influenciar na produção e no gerenciamento do lixo na sua cidade e comece a reciclar! 

 

Texto produzido em 03/06/2019

Tags: matérias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados