Universidade de Bristol inaugura loja Lixo Zero no campus

04/01/2022

Imagem - Produtos a granel são opções para o não uso de embalagens

Produtos a granel são opções para o não uso de embalagens

Famoso centro de pesquisa do Reino Unido, a Universidade de Bristol inaugurou no mês passado uma loja modelo do conceito Lixo Zero no campus.

O espaço oferece aos alunos uma série de itens essenciais a preços super acessíveis e funciona no esquema plastic free. Ou seja, com plástico zero nas embalagens.

São comercializados produtos alimentícios comumente consumidos pelos estudantes, como massas, grãos, legumes, frutas secas, cereais, doces e temperos, além de produtos de higiene pessoal e produtos sanitários.

Os jovens são estimulados a levarem seus próprios recipientes reutilizáveis, de preferência de vidro, e em último caso podem comprar um lá mesmo.

Batizada de Zero Waste Bristol SU, a loja funcionará em formato de teste pelo restante do ano letivo europeu, que estende-se até o meio de 2022, mas e a ideia é manter o espaço aberto de forma permanente.  

Porta-voz dos estudantes, Ruth Day conta que a iniciativa é resultado de uma mobilização e reflete a vontade do movimento estudantil expresso na última Assembleia Popular da Universidade para o Clima.

A jovem representante também agradece aos ex-alunos da instituição, que financiam este tipo de projeto com doações, prática tradicional nas universidades do bloco europeu e dos EUA.   

“Nossa ideia é oferecer a oportunidade para o aluno consumir os produtos básicos, os itens semanais, a um preço acessível, e com respeito ao conceito Lixo Zero. Esperamos que esse projeto modelo se transforme em algo permanente”, comenta Ruth. 

LIXO ZERO

Provavelmente você já ouviu ou leu o termo Lixo Zero em algum lugar. Pode ter sido de um professor da escola ou da faculdade, de um amigo preocupado em manter a sustentabilidade do planeta ou de algum jornalista engajado na defesa do meio ambiente. Mas o que isso quer dizer exatamente? E por qual motivo essa é uma das pautas mais importantes do século XXI?

Bom, de acordo com a Zero Waste International Alliance (ZWIA), o conceito do termo pode ser resumido da seguinte forma: conservar os recursos naturais do planeta através de processos ambientalmente responsáveis de produção, consumo e reutilização ​​de produtos e embalagens. Seu objetivo é um criar um sistema econômico livre de resíduos enviados para aterros, máquinas de incineração, florestas e oceanos.

Na essência, o movimento busca alterar a cultura do “comprar, usar e descartar”. No lugar, promove uma abordagem mais circular e menos linear da forma como consumimos atualmente. Seus princípios são orientados pela responsabilidade compartilhada por fabricantes, governos e população.

Na verdade, o Lixo Zero busca investigar e alterar todo o ciclo de vida de um produto ou material, destacando ineficiências, práticas de produção e de consumo insustentáveis. É uma ideia que pretende minimizar ou até extinguir o desperdício, desde a produção até o consumo final.

Sua meta é fechar o ciclo proposto pela economia circular e redefinir todo o conceito de resíduo, garantindo que os recursos permaneçam em uso pelo maior tempo possível antes de serem devolvidos à terra, de preferência com pouco ou nenhum impacto ambiental no momento do descarte.

Texto produzido em 4/1/2021

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados