18 de Setembro de 2019,11h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Em Copenhague, na Dinamarca, os escritórios de arquitetura Lendager Group e Årstiderne Arkitekter se uniram para desenvolver uma vila ecológica baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). O projeto deve começar a sair do papel no final de 2019.
Batizado de UN17 Village, o local contará com 35 mil metros quadrados e 400 residências, visando a abrigar aproximadamente 830 pessoas. O residencial está sendo projetado para produzir mais energia do que consome, com foco na distribuição de energia elétrica e aquecimento a outros edifícios. Um sistema de coleta de chuva será implantado, permitindo o reaproveitamento de 1,5 milhão de litros de água por ano. O aquecimento do povoado será realizado por meio de energia geotérmica e painéis solares.
Áreas verdes buscarão compensar a perda de vegetação e de biodiversidade devido ao crescimento urbano. Hortas e estufas também estarão presentes, para incentivar a agricultura, além de um restaurante orgânico, que promoverá a distribuição gratuita de sobras.
Para a construção da habitação, os escritórios vão oferecer 100 vagas de trabalho para profissionais sem capacitação. A vila deve ficar pronta até 2023, prazo final da ONU para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Fontes: CicloVivo, Catraca Livre
Texto produzido em 01/03/2019
Avanço é resultado de políticas públicas, educação ambiental e mudança de comportamento
Apenas 22% dos resíduos tecnológicos têm destinação ambientalmente adequada, informa ONU
Grande maioria é embalada em BOPP, material de difícil reciclagem no Brasil
Queimar resíduos têxteis apenas transforma um problema visível em um invisível