14 de Setembro de 2023,13h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A 13ª edição da Virada Sustentável, maior festival de sustentabilidade do Brasil, começa neste sábado (16) e estende-se até o próximo dia 24 de setembro com intervenções em diferentes pontos da capital paulista e de outras cidades do país.
A programação é híbrida, gratuita e inclui 30 painéis de discussão sobre Amazônia, Negócios de Impacto, Água e Saneamento, Justiça Climática, além de apresentações artísticas e de uma feira de arte indígena e quilombola.
Você pode acompanhar tudo presencialmente, pelas redes sociais e pelo site da Virada, que tem como objetivo promover a Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS / ONU).
Em São Paulo, o evento terá o Parque Villa-Lobos, o Parque Augusta, o Parque Bruno Covas, a Unibes Cultural, a Ocupação Nove de Julho, unidades do Sesc, o Teatro B32 e os 56 CEUs como principais palcos das atividades.
Destaque para o Fórum Virada Sustentável. Serão 26 palestras, debates, exposições e rodas de conversa com presença confirmada de renomados militantes ambientais: Rajendra Singh, Martin Winiecki, Preta Ferreira e Vanessa Spicker Pereira.
“Será uma edição histórica, com ampla ocupação da cidade e uma programação imperdível para gerar informação e reflexão a partir de uma abordagem criativa e atraente sobre sustentabilidade”, comenta André Palhano, um dos fundadores do festival.
Clique aqui e confira a programação completa da Virada Sustentável 2023
A ONU propôs em 2015 aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos.
O documento ficou conhecido como Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
De acordo com o site da ONU, esses objetivos podem ser resumidos em: acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima.
A ideia é garantir que as pessoas, em todos os lugares do planeta, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
São objetivos ambiciosos que abordam os principais desafios do Século XXI enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.
“Os ODS buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres, além de agir contra as mudanças climáticas”, informa a ONU.
Projeto usa inteligência artificil para restaurar áreas degradadas da Mata Atlântica
Alta nos preços desafia objetivos de sustentabilidade da empresa
Encontro com Ministério da Fazenda debate integração de catadores ao sistema de emissões
Cidadão pode acionar canais oficiais e a subprefeitura da região para combater a prática