Recicla Sampa - Você sabia que seu lápis e caneta são recicláveis?
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Você sabia que seu lápis e caneta são recicláveis?

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Os resíduos serão transformados em um material chamado “Pellet”, que dá origem a produção de objetos como bancos e lixeiras. Foto: Jannoon / Freepik

Os alunos e professores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP (Universidade de São Paulo), em São Carlos, no interior de São Paulo, não precisam mais jogar lápis e canetas usados no lixo.

Desde 2018, o técnico em informática do campus, Cássio Henrique Jorge, implantou um ponto de entrega voluntária para esses materiais.

“O projeto é uma parceria com a empresa Terracycle, que recebe objetos que são considerados de difícil reciclabilidade”, explica.

A ideia é arrecadar esses instrumentos de escrita usados para que sejam reciclados e transformados em outros materiais. “Além disso, o meio ambiente agradece”, conta.

Jorge faz parte da Comissão de Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável da instituição e explica que, em contato com a natureza, esses materiais podem ser prejudiciais. A tinta da caneta, por exemplo, é composta por uma composição tóxica que prejudica o meio ambiente, além das partes de plástico e metal demorarem anos para se decompor.

Depois de coletados, os itens são enviados para empresas parceiras da Terracycle, onde irão passar por um processo de reciclagem. Os resíduos serão transformados em um material chamado “Pellet”, que dá origem a produção de objetos como bancos e lixeiras.

Qualquer pessoa ou instituição pode requisitar esse projeto da Terracycle. Basta se cadastrar gratuitamente nos programas, coletar os resíduos e enviá-los pelos Correios. Você ainda pode escolher uma instituição sem fins lucrativos ou escolas públicas para receberem os valores arrecadados com a reciclagem desses materiais. Para conhecer mais sobre a ação, é só acessar o site da companhia.

Se você quer simplesmente saber o ponto de coleta mais próximo para fazer a doação, basta entrar no mapa criado pela empresa aqui.

Texto produzido em 05/03/2020


Últimas

Notícias

Dia Mundial dos Catadores de Lixo Reciclável celebra luta da categoria

Data promove reflexão sobre responsabilidade coletiva em dar dignidade aos trabalhadores

01/03/2024
Notícias

Cidades do futuro e os caminhos para um mundo sustentável

Demandas apontam para harmonia entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental

29/02/2024
Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024
Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024