Recicla Sampa - Voluntários constroem escola sustentável em São Paulo com garrafas PET
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Voluntários constroem escola sustentável em São Paulo com garrafas PET

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Desde a fundação até o teto, todo ambiente foi feito com materiais provenientes da reciclagem. Foto: Divulgação / Mangalô

Um colégio sustentável foi construído com 2,5 milhões de embalagens plásticas e caixas longa vida em um complexo da periferia de São Paulo que envolve as comunidades do Morro do Sabão, Parque das Flores, Jardim Santo André, Comunidade do Rodoanel e Jardim São Francisco. Juntas, elas reúnem um total de 150 mil habitantes.

A iniciativa foi criada pela ONG Mangalô, que mobilizou mais de 600 voluntários para a construção da escola. "Desde sua fundação até o teto, o local foi feito com materiais provenientes da reciclagem, com embalagens que poderiam seguir para rios, mares e aterros", conta Fernando Teles, fundado e CEO da Mangalô.

A escola tem capacidade para atender 100 estudantes, terá ensino bilíngue e o sistema de ensino será montessoriano, o mesmo utilizado em países que estão no topo do ranking de desenvolvimento educacional e humano. Tudo isso ficará acessível para as famílias de baixa renda.

“A construção dessa plataforma educacional é a realização de um grande sonho de mudar a realidade do nosso país através de uma educação de qualidade, eficiente, inovadora e transformadora”, disse Fernando, que nasceu na periferia.

“Sei o quanto precisam, afinal, eu sou cria da comunidade, nasci e fui criado em um cortiço na periferia e sempre estudei em escola pública da quebrada. Conseguir unir isso tudo à sustentabilidade ambiental é muito inovador”.

Método Montessoriano

Esse sistema adotado pela escola é baseado no modelo de uma pesquisadora italiana que foca a educação no desenvolvimento integral da criança a partir do estímulo da criatividade, as formas de aprendizagem independente e correlacionada com o meio infantil, sempre respeitando o seu tempo, ritmo, entre muitas outras características.

Fonte: The Greenest Post

Texto produzido em 20/10/2020


Últimas

Notícias

Plataforma inclusiva busca impulsionar reciclagem no Brasil

Reciclar pelo Brasil atua com foco na regularização e profissionalização de cooperativas

28/05/2024
Notícias

Catadores se mobilizam pela reciclagem de papel no Brasil

Representantes da indústria e do governo federal receberam entidades do setor em Brasília

27/05/2024
Notícias

Coopercaps e colégio Portinari promovem coleta de lixo eletrônico

Urnas serão instaladas na próxima quarta-feira na instituição de ensino da zona sul

24/05/2024
Notícias

Enchentes devem gerar 47 milhões de toneladas de lixo no RS

Estimativas indicam cerca de 19 milhões de toneladas de escombros de casas e edifícios

23/05/2024