19 de Dezembro de 2020,01h30
Veja outros artigos relacionados a seguir
Meses depois de anunciar o compromisso público de zerar a poluição plástica causada por suas embalagens até 2025, a gigante de bebidas Ambev acaba de alcançar 30% da meta proposta e está cada vez mais perto de acabar com seu impacto ambiental causado pelo material no Brasil.
As três principais frentes de atuação da fabricante de bebidas são: eliminação e substituição do plástico usado nas embalagens por outros componentes; o incentivo ao uso de embalagens retornáveis e recicladas; e, o investimento em inovação e parcerias estratégicas com cooperativas de reciclagem, ONGs e Universidades.
Segundo Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev, o problema da poluição plástica exige compromissos ambiciosos e ousados. “Os resultados até agora são promissores e mostram que estamos no caminho certo, mas não acreditamos que tenha uma solução única ou uma ‘bala de prata’”, explicou à revista Exame.
Para chegar à marca de 30%, a Ambev afirma que houve uma melhoria de 45% na inserção de materiais reciclados em garrafas PET, 15% de redução no uso do plástico filme nas cargas e embalagens, e, cerca de 6% de redução no uso de tampas plásticas.
Além das medidas aplicadas, a companhia também possui uma parceria com startups por meio do programa Aceleradora 100+ Sustentabilidade. Mais de 1 milhão de reais já foram investidos em 21 empresas socioambientais. “Nós queremos resolver o principal problema quando se fala do plástico: a poluição que ele causa no meio ambiente”, afirmou Figueiredo,
Fonte: Exame
Texto produzido em 07/12/2020
Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa
Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país
Mais da metade dos trabalhadores do setor são mulheres e 62% são negros ou pardos