15 de Outubro de 2020,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
O universitário Allan Gomes realizou um trabalho acadêmico para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) onde redesenhou os tradicionais tubos de pasta de dente em formato mais econômico e sustentável.
Para isso, ele utilizou a embalagem da conhecida marca Colgate e a projetou com materiais recicláveis e biodegradáveis, que podem garantir a conservação do produto durante o transporte e o armazenamento.
O tubo de Allan tem um formato para ser pendurado nas gôndolas de supermercados em vez de ser empilhado, dispensando o uso das caixas. Dessa forma, é possível evitar que ele amasse e estrague o produto. Além disso, as tintas da embalagem dispensam o uso de químicas prejudiciais ao meio ambiente.
Com a invenção, o criador propõe uma nova forma de consumo, dispensando a embalagem da caixa. Alguns ambientalistas, como o chileno Alan Rodrich, defendem que uso de caixas para embalar cremes dentais é inútil.
De acordo com uma pesquisa feita por ele, a embalagem tem função apenas estética. Dois terços da população mundial utilizam pasta de dente diariamente e seu material de papelão, apesar de ser reciclável, torna o produto mais caro para os fabricantes, que gastam mais água e energia na sua produção, e também para seus consumidores, que pagam pela embalagem que é jogada fora de imediato.
Fonte: Green Me
Texto produzido em 28/05/2020
Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa
Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país
Mais da metade dos trabalhadores do setor são mulheres e 62% são negros ou pardos