Brasileiro cria embalagem de creme dental sustentável

15/10/2020

Imagem - O tubo tem um formato para ser pendurado nas gôndolas de supermercados em vez de ser empilhado, dispensando o uso das caixas. Foto: Divulgação

O tubo tem um formato para ser pendurado nas gôndolas de supermercados em vez de ser empilhado, dispensando o uso das caixas. Foto: Divulgação

O universitário Allan Gomes realizou um trabalho acadêmico para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) onde redesenhou os tradicionais tubos de pasta de dente em formato mais econômico e sustentável.

Para isso, ele utilizou a embalagem da conhecida marca Colgate e a projetou com materiais recicláveis e biodegradáveis, que podem garantir a conservação do produto durante o transporte e o armazenamento.

O tubo de Allan tem um formato para ser pendurado nas gôndolas de supermercados em vez de ser empilhado, dispensando o uso das caixas. Dessa forma, é possível evitar que ele amasse e estrague o produto. Além disso, as tintas da embalagem dispensam o uso de químicas prejudiciais ao meio ambiente.

Com a invenção, o criador propõe uma nova forma de consumo, dispensando a embalagem da caixa. Alguns ambientalistas, como o chileno Alan Rodrich, defendem que uso de caixas para embalar cremes dentais é inútil.

De acordo com uma pesquisa feita por ele, a embalagem tem função apenas estética. Dois terços da população mundial utilizam pasta de dente diariamente e seu material de papelão, apesar de ser reciclável, torna o produto mais caro para os fabricantes, que gastam mais água e energia na sua produção, e também para seus consumidores, que pagam pela embalagem que é jogada fora de imediato.

Fonte: Green Me

Texto produzido em 28/05/2020

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados