Recicla Sampa - Carnaval sustentável: reciclagem de fantasias é tendência entre grupos
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Carnaval sustentável: reciclagem de fantasias é tendência entre grupos

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Blogueira Amanda Britto promoveu troca-troca de roupas e acessórios no Rio de Janeiro. Foto: Starving / Instagram

Quem ama carnaval adora inovar nas fantasias e sempre tem guardado no armário as roupas, paetês, pedrarias, plumas e purpurinas que usou na data passada. Para a sorte de quem possui um acervo, o que está em alta entre os foliões não é mais comprar novas peças para criar novos looks. Agora, a tendência é reciclar o que já tem ou promover encontros entre pessoas para trocar os materiais. O objetivo é economizar, reaproveitar e, claro, criar algo novo e bonito.

Seguindo esse conceito, a blogueira Amanda Britto criou um troca-troca de acessórios e vestuário entre os amantes da festa.  O encontro, que reuniu cerca de 40 pessoas, aconteceu em janeiro em um hotel no bairro da Glória, na zona sul do Rio de Janeiro.

“Juntei essa comunidade que gosta de carnaval tanto quanto eu para ter um pensamento mais sustentável. Podemos reaproveitar o material que já temos e trocar com outras pessoas”, explicou Amanda em entrevista ao G1.

Presente no evento, a advogada Marcela Almeida conseguiu uma fantasia completa de Jasmine, personagem da animação Aladdin. No local, ela completou o look com a calça, o top e o véu todos reutilizados. “Também consegui parte de uma fantasia de pavão, algumas outras coisas para fantasia de onça e muitos outros acessórios”, disse ao G1.

Para quem não conhece comunidades para trocas, a estilista em upcycling de roupas (processo de criar algo novo e melhor a partir de peças antigas) Juliene Darin sugere que o folião use itens que já possui no armário.  

“Consumindo menos e fazendo suas próprias peças você gera menos impacto ambiental”. Juliene possui um perfil no Instagram, o upcyqueen, onde dá dicas e ensina a montar outros looks criativos para esse carnaval.

Para quem não tem tempo de customizar e mesmo assim quer passar a folia de forma sustentável, é possível reinventar fantasias pesquisando peças em brechós. A cidade de São Paulo tem as mais variadas lojas dessa categoria.

O brechó da estilista Fabíola Loureiro, o Acervo de Coisinhas, que fica no bairro Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, oferece roupas usadas em bom estado e as redesenha para o carnaval do cliente. “Também ensinamos como fazer”, completa.

Além disso, Fabíola orienta que o folião compre roupas versáteis que possam ser usadas em outras ocasiões. Para ela, não adianta comprar as peças apenas para a data e depois as deixar paradas no armário

“Bodys, por exemplo, são peças atemporais. Dá para usar com uma saia florida e um acessório na cabeça para o Carnaval e depois que acabar as festas, dá para colocar um blazer e uma calça e usar no dia a dia, para trabalhar. Também dá para combinar com uma saia longa para passeios, é uma peça inteligente”, conta.

Foto1
A estilista Fabíola Loureiro indica adquirir peças em brechós para serem usadas antes e depois do Carnaval, como bodys. Foto: Acervo de Coisinhas / Instagram

Neste ano, São Paulo contará com mais de 644 blocos pelas ruas e a estilista sugere optar por peças leves e confortáveis. “Sei que o tempo está incerto ultimamente, mas é sempre muito calor nessa época, então blusas croppeds são ótimas para esse tipo de clima e muito fáceis de encontrar em brechós. E, claro, dá para usar depois que o carnaval terminar”, finaliza.

Texto produzido em 13/02/2020


Últimas

Notícias

Dia Mundial dos Catadores de Lixo Reciclável celebra luta da categoria

Data promove reflexão sobre responsabilidade coletiva em dar dignidade aos trabalhadores

01/03/2024
Notícias

Cidades do futuro e os caminhos para um mundo sustentável

Demandas apontam para harmonia entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental

29/02/2024
Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024
Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024