03 de Agosto de 2022,13h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Com alta reciclabilidade e vendido por até R$ 35 o quilo, o cobre é um resíduo valioso que vem chamando a atenção dos ladrões de cabo na cidade de São Paulo.
Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o furto de cabos dos semáforos subiu 47% no primeiro semestre de 2022. São cerca de 20 ocorrências todos os dias.
Mas para entender os motivos dos roubos desses cabos, que causam apagões rotineiros em importantes cruzamentos da capital e prejuízos constantes para a Prefeitura e para a população, precisamos olhar para o que acontece no mundo.
Em um relatório divulgado recentemente pela equipe do White & Case, escritório de advocacia centenário e especializado em ESG, a demanda mundial pela reciclagem de metais cresceu com a pandemia e a guerra da Ucrânia.
De acordo com o documento, os preços cada vez mais altos das commodities acabaram impulsionando a busca pelo que ficou conhecido como “metal verde” ao tornarem os processos de reciclagem da sucata mais vantajosos economicamente.
E segundo a delegada Ana Lúcia Miranda, da 3ª Delegacia de Investigações sobre Crimes Patrimoniais contra Órgãos e Serviços Públicos, as investigações apontam que o cobre furtado em São Paulo é primeiro vendido para ferros-velhos da cidade e depois é exportado.
Na última semana, a Polícia Civil capitaneou uma operação contra a venda de cobre furtado na região central. Os investigadores estiveram em dez estabelecimentos e nove foram interditados.
Para minimizar o volume das ocorrências, a CET busca ainda reforçar as portas dos controladores semafóricos, a proteção das tampas das caixas de passagem da fiação e as janelas de inspeção das colunas semafóricas.
“Os danos causam prejuízos e, principalmente, colocam em risco a segurança dos pedestres e condutores. A CET atua com a Secretaria de Segurança Pública, Polícias Civil e Militar e a GCM para a adoção de medidas que combatam esse tipo de crime tão nocivo à cidade”, diz em nota a Prefeitura de São Paulo.
Estrutura de 55 metros foi construída com diferentes tipos de materiais reciclados
Declaração internacional destaca importância dos profissionais da reciclagem
Produtos fabricados com material reaproveitado podem ter alta de 28% nos impostos
Líder da Geração Z alerta sobre impactos da crise climática nas periferias do país