Recicla Sampa - Com alta reciclabilidade, cobre é um resíduo valioso
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Com alta reciclabilidade, cobre é um resíduo valioso

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Furto de cabos de semáforos na cidade de SP subiu 47% no primeiro semestre de 2022. Foto: p6foto / shutterstock.com

Com alta reciclabilidade e vendido por até R$ 35 o quilo, o cobre é um resíduo valioso que vem chamando a atenção dos ladrões de cabo na cidade de São Paulo.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o furto de cabos dos semáforos subiu 47% no primeiro semestre de 2022. São cerca de 20 ocorrências todos os dias.

Mas para entender os motivos dos roubos desses cabos, que causam apagões rotineiros em importantes cruzamentos da capital e prejuízos constantes para a Prefeitura e para a população, precisamos olhar para o que acontece no mundo.

Em um relatório divulgado recentemente pela equipe do White & Case, escritório de advocacia centenário e especializado em ESG, a demanda mundial pela reciclagem de metais cresceu com a pandemia e a guerra da Ucrânia.

De acordo com o documento, os preços cada vez mais altos das commodities acabaram impulsionando a busca pelo que ficou conhecido como “metal verde” ao tornarem os processos de reciclagem da sucata mais vantajosos economicamente.  

E segundo a delegada Ana Lúcia Miranda, da 3ª Delegacia de Investigações sobre Crimes Patrimoniais contra Órgãos e Serviços Públicos, as investigações apontam que o cobre furtado em São Paulo é primeiro vendido para ferros-velhos da cidade e depois é exportado.

Na última semana, a Polícia Civil capitaneou uma operação contra a venda de cobre furtado na região central. Os investigadores estiveram em dez estabelecimentos e nove foram interditados.

Para minimizar o volume das ocorrências, a CET busca ainda reforçar as portas dos controladores semafóricos, a proteção das tampas das caixas de passagem da fiação e as janelas de inspeção das colunas semafóricas.

“Os danos causam prejuízos e, principalmente, colocam em risco a segurança dos pedestres e condutores. A CET atua com a Secretaria de Segurança Pública, Polícias Civil e Militar e a GCM para a adoção de medidas que combatam esse tipo de crime tão nocivo à cidade”, diz em nota a Prefeitura de São Paulo.

Denúncias podem ser feitas pelo 190 ou 156


Últimas

Notícias

Dia Mundial dos Catadores de Lixo Reciclável celebra luta da categoria

Data promove reflexão sobre responsabilidade coletiva em dar dignidade aos trabalhadores

01/03/2024
Notícias

Cidades do futuro e os caminhos para um mundo sustentável

Demandas apontam para harmonia entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental

29/02/2024
Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024
Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024