03 de Fevereiro de 2023,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Empresa canadense de viés social, a Plastic Bank atingiu a marca de 176 milhões de garrafas PET coletadas para reciclagem no Brasil.
Foram mais de 3,5 milhões de quilos de plástico coletados nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.
De acordo com os resultados divulgados recentemente, a organização, que atua globalmente para conter a poluição plástica, já coletou cerca de 3,4 bilhões de garrafas ao redor do mundo.
Fundada em 2013 por David Katz, a Plastic Bank atua também no Egito, nas Filipinas, na Indonésia e já conta com mais de 600 pontos de coleta.
Seu principal objetivo é construir sistemas de reciclagem e reprocessar os materiais para reintroduzi-los na cadeia da economia circular.
Para isso, a empresa não só estrutura os pontos de coleta, como integra os agentes ambientais em um programa que oferece remuneração extra pelo volume do material arrecadado.
Vale destacar que todo o plástico coletado é registrado no sistema em blockchain da Plastic Bank, o que garante uma espécie de certificação das garrafas.
Dessa forma, a plataforma protege todas as transações e possibilita a visualização de dados em tempo real, garantindo transparência, rastreabilidade e escalabilidade ao processo de reciclagem do plástico.
O PET é um material reciclável e pode ser refundido e moldado várias vezes. É possível fabricar novas garrafas e também outros itens com o PET reciclado.
De acordo com o último Censo da Reciclagem do PET no Brasil, reciclamos 55% das embalagens PET descartadas pela população em 2019.
São aproximadamente 311 mil toneladas, 12% acima do que foi registrado em 2018. É um mercado de R$ 3,6 bilhões e corresponde a 36% do faturamento total do setor no país.
Apesar da reciclabilidade relativamente alta, ela ainda é insuficiente. Portanto, o ideal é evitar o consumo de PET e de qualquer outro derivado do petróleo.
Em 2022, o quilo de PET ultrapassou o preço médio de R$ 4 e se aproximou do valor do alumínio, campeão brasileiro da reciclagem.
Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa
Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país
Mais da metade dos trabalhadores do setor são mulheres e 62% são negros ou pardos