Recicla Sampa - Empresa social coleta 176 milhões de garrafas PET no Brasil
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Empresa social coleta 176 milhões de garrafas PET no Brasil

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Foram mais de 3,5 milhões de quilos de plástico coletados em SP, RJ e ES. Foto: @role_sp

Empresa canadense de viés social, a Plastic Bank atingiu a marca de 176 milhões de garrafas PET coletadas para reciclagem no Brasil.  

Foram mais de 3,5 milhões de quilos de plástico coletados nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.

De acordo com os resultados divulgados recentemente, a organização, que atua globalmente para conter a poluição plástica, já coletou cerca de 3,4 bilhões de garrafas ao redor do mundo.

Fundada em 2013 por David Katz, a Plastic Bank atua também no Egito, nas Filipinas, na Indonésia e já conta com mais de 600 pontos de coleta.

Seu principal objetivo é construir sistemas de reciclagem e reprocessar os materiais para reintroduzi-los na cadeia da economia circular.

Para isso, a empresa não só estrutura os pontos de coleta, como integra os agentes ambientais em um programa que oferece remuneração extra pelo volume do material arrecadado.

Vale destacar que todo o plástico coletado é registrado no sistema em blockchain da Plastic Bank, o que garante uma espécie de certificação das garrafas.

Dessa forma, a plataforma protege todas as transações e possibilita a visualização de dados em tempo real, garantindo transparência, rastreabilidade e escalabilidade ao processo de reciclagem do plástico.

Reciclagem com garrafa pet

O PET é um material reciclável e pode ser refundido e moldado várias vezes. É possível fabricar novas garrafas e também outros itens com o PET reciclado.

De acordo com o último Censo da Reciclagem do PET no Brasil, reciclamos 55% das embalagens PET descartadas pela população em 2019.

São aproximadamente 311 mil toneladas, 12% acima do que foi registrado em 2018. É um mercado de R$ 3,6 bilhões e corresponde a 36% do faturamento total do setor no país.

Apesar da reciclabilidade relativamente alta, ela ainda é insuficiente. Portanto, o ideal é evitar o consumo de PET e de qualquer outro derivado do petróleo.

Em 2022, o quilo de PET ultrapassou o preço médio de R$ 4 e se aproximou do valor do alumínio, campeão brasileiro da reciclagem.


Últimas

Notícias

Comunidades se unem contra poluição plástica

Ferramenta criada com ajuda da ONU apoia ações locais de proteção dos recursos hídricos

30/06/2025
Notícias

México lidera reciclagem de PET no mundo

País alcança índice de 64% de reaproveitamento do material e vira exemplo

27/06/2025
Notícias

Proibição de sacos plásticos reduz lixo nas praias em até 47%

Estudo avalia eficiência de leis contra sacolinhas descartáveis no mundo

26/06/2025
Notícias

São Paulo aumenta frota sustentável para coleta de resíduos

Loga e Ecourbis investem em veículos movidos a biometano e eletricidade

25/06/2025