09 de Maio de 2023,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Presidente da França, Emmanuel Macron anunciou em sua conta do Twitter que o segundo encontro do Tratado Global do Plástico está confirmado para acontecer entre os dias 29 de maio de 2 de junho em Paris.
Representantes de 160 países e mais de 800 membros da sociedade civil participaram da primeira etapa das negociações no último mês de dezembro no Uruguai.
Recentemente, a área de notícias do site da ONU publicou um texto onde informa que há chances reais do prazo inicial (2024) para o lançamento do documento ser cumprido.
“No final de maio faremos mais progressos para um projeto histórico: um tratado internacional para eliminar a poluição plástica", digitou o mandatário na rede social.
A resolução, juridicamente vinculativa, aborda o ciclo de vida completo do plástico, necessário para enfrentar a crescente crise de poluição por esse tipo de material.
O documento reconhece ainda a contribuição significativa dos trabalhadores informais e cooperativas de reciclagem.
Por isso, foi formado o Grupo de Amigos dos Catadores de Materiais Recicláveis.
O Grupo é um órgão voluntário formado por representantes dos estados membros e vai garantir que as vozes dos catadores sejam ouvidas nas negociações.
O tratado ainda vai incluir uma série de disposições técnicas, como promover a produção e o consumo sustentáveis de plásticos, desde o design do produto até a gestão ambientalmente correta de resíduos, por meio da eficiência de recursos e abordagens de economia circular seguras e justas.
Leia Mais
ONU: Pacto global busca conter poluição do lixo plástico
Prática representa uma séria ameaça ao meio ambiente e à saúde pública
Empresas sem princípios ambientais, sociais e de governança tendem a perder espaço no país
Plano de Transformação Ecológica prevê impacto positivo de R$ 372 bilhões até 2050
Iniciativa busca criar plataforma eficiente para o reaproveitamento do material no país