Recicla Sampa - França sedia segundo encontro do Tratado Global do Plástico
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

França sedia segundo encontro do Tratado Global do Plástico

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Representantes de 160 países buscam saídas para frear poluição do lixo plástico. Foto: Vikentiy Elizarov / shutterstock.com

Presidente da França, Emmanuel Macron anunciou em sua conta do Twitter que o segundo encontro do Tratado Global do Plástico está confirmado para acontecer entre os dias 29 de maio de 2 de junho em Paris.

Representantes de 160 países e mais de 800 membros da sociedade civil participaram da primeira etapa das negociações no último mês de dezembro no Uruguai.

Recentemente, a área de notícias do site da ONU publicou um texto onde informa que há chances reais do prazo inicial (2024) para o lançamento do documento ser cumprido.

“No final de maio faremos mais progressos para um projeto histórico: um tratado internacional para eliminar a poluição plástica", digitou o mandatário na rede social.

A resolução, juridicamente vinculativa, aborda o ciclo de vida completo do plástico, necessário para enfrentar a crescente crise de poluição por esse tipo de material.

O documento reconhece ainda a contribuição significativa dos trabalhadores informais e cooperativas de reciclagem.

Por isso, foi formado o Grupo de Amigos dos Catadores de Materiais Recicláveis.

O Grupo é um órgão voluntário formado por representantes dos estados membros e vai garantir que as vozes dos catadores sejam ouvidas nas negociações.

O tratado ainda vai incluir uma série de disposições técnicas, como promover a produção e o consumo sustentáveis de plásticos, desde o design do produto até a gestão ambientalmente correta de resíduos, por meio da eficiência de recursos e abordagens de economia circular seguras e justas.

Leia Mais

ONU: Pacto global busca conter poluição do lixo plástico

Comitê Mundial do Tratado do Plástico se reúne no Uruguai

Catadores ganham protagonismo no Tratado do Plástico


Últimas

Notícias

USP desenvolve Índice de Governança Municipal de Resíduos Sólidos

Ferramenta evidencia perfil socioeconômico das cidades como fator decisivo na avaliação

22/01/2025
Notícias

Florianópolis é a única cidade lixo zero do Brasil

Iniciativa reflete compromisso com sustentabilidade e serve de exemplo para outras cidades

21/01/2025
Notícias

ONU aponta caminhos para humanidade superar crise do lixo

Mundo gera cerca de 2 bilhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano

20/01/2025
Dicas de Reciclagem

Saiba como implantar a coleta seletiva em condomínios

Organizamos um passo a passo para ajudar a população da capital paulista

17/01/2025