Recicla Sampa - Guardiãs do Jd. Lapena promovem mutirão na zona leste
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Guardiãs do Jd. Lapena promovem mutirão na zona leste

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Grupo discute sobre a operação de conscientização. Foto: Anselmo Srraf/ Prefeitura-SP

Batizado de Guardiãs do Jardim Lapena, um grupo de 100 mulheres, moradoras da região de São Miguel Paulista, zona leste da capital, organizou uma força tarefa para conscientizar a população local sobre o descarte correto do lixo e para aumentar a adesão ao Ecoponto da região.

No último dia 21, como preparativo para a ação, as guardiãs participaram do primeiro evento de capacitação. Os encontros acontecerão durante o mês de março e serão organizados pelo projeto Varre Villa, iniciativa comunitária de combate ao descarte irregular de lixo, que promove atividades de limpeza e educação ambiental.   

Ministrado pelo coordenador do Varre Villa, Ionilton Aragão, o programa aborda a importância do descarte correto nos pontos de entrega voluntária, sua função, além da preservação do meio ambiente, da questão dos materiais recebidos e do funcionamento da iniciativa. A programação dos encontros também inclui mutirões de limpeza e de zeladoria, além da remoção de entulho e de grandes objetos das vias.

Segundo Aragão, o projeto vem para formar multiplicadoras de conscientização em busca de uma mudança de cultura da comunidade local. “Uma vez limpo, como a gente convence as pessoas a manter? A levar as coisas para o Ecoponto? Por isso o trabalho das guardiãs é tão importante. Elas ajudam a cuidar da comunidade, não só fazendo um trabalho de fiscalização, mas sim de orientação”, explica Ionilton.

Uma das Guardiãs do Jardim Lapena, Maria Lúcia de Oliveira esteve no primeiro encontro e revela que já é possível sentir o começo dessa mudança. “Nosso bairro passa por um grande processo de evolução. Já consigo perceber um maior envolvimento da comunidade na questão do descarte correto do lixo. Estou honrada em participar dessa transformação”, conta Maria.

Projeto Varre Vila

Lançado em 2012, o projeto Varre Vila é uma iniciativa para combater o descarte irregular de lixo na cidade com foco na educação ambiental. O projeto tem o apoio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), da empresa de limpeza urbana Corpus Saneamento e Obras e está presente em diferentes comunidades da zona leste da capital paulista, onde desenvolve articulações e mobilizações com moradores e instituições para dialogar sobre o manejo e descarte correto de resíduos sólidos, limpeza urbana, armazenamento dos resíduos domiciliares e educação ambiental.

Texto produzido em 11/03/2021 


Últimas

Notícias

Assembleia da ONU para o Meio Ambiente começa no Quênia

Encontro busca definir prioridades e desenvolver legislação ambiental internacional

26/02/2024
Notícias

Indicadores da coleta de lixo melhoram no Brasil, indica Censo

Com 99% da população atendida, São Paulo e outras capitais lideram ranking brasileiro

23/02/2024
Notícias

Um caminhão de roupas é descartado por segundo no mundo

Indústria da moda é responsável por 10% das emissões de gases do efeito estufa

22/02/2024
Dicas de Reciclagem

Iniciativa instala pontos de coleta de lixo eletrônico em estações da CPTM

Pontos de Entrega Voluntária ficarão instalados em cinco estações até 29 de março

21/02/2024