04 de Maio de 2020,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Walter Zoletti é aposentado e morador da cidade de Santos, litoral sul de São Paulo. Ele tem ocupado seu tempo durante o isolamento social construindo brinquedos com materiais recicláveis para fugir do tédio.
A paixão pelo artesanato despertou quando uma de suas filhas pediu para que ele fizesse um brinquedo para o neto que tinha acabado de nascer. Ele fez uma mini churrasqueira com materiais recicláveis. Depois, mais netos foram nascendo e os pedidos foram aumentando.
"Assim foram criados os brinquedos. Comecei a acessar vídeos na internet para me inspirar e fui inventando algumas coisas. Eu sou muito ativo, gosto de jogar dominó e tranca com meus amigos. Como agora não estou podendo sair de casa por causa do coronavírus, esse se tornou um passatempo espetacular. Desde então, já fiz um avião, um carro e uma caminhonete", disse em entrevista ao portal G1.
Para dar forma a seus brinquedos, o idoso utiliza diversos materiais que já tem em casa, como pedaços de madeira, latas de refrigerante, papelão e garrafas PET. Ele conta que sempre recebe ideias novas da esposa Edda Zoletti, também de 90 anos.
A neta, Poliana Zoletti Barriento, de 30 anos, diz que o avô é muito antenado e que costumava fazer poucos brinquedos por ano e que a produção está mais intensa neste período de isolamento social. “Ele já começou uma mesinha com cadeiras para dar para uma neta", diz.
Assista a esse vídeo e veja dicas de como fazer brinquedos recicláveis, reaproveitando materiais e evitando o envio de resíduos aos aterros sanitários.
Fonte: G1
Texto produzido em 27/04/2020
Descarte é gratuito e serão aceitos itens de todos os tamanhos, exceto pilhas e lâmpadas
Ações buscam promover Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 20 de setembro
Setembro de Segunda Mão apresenta alternativas para reduzir impacto da indústria têxtil
Organização sem fins lucrativos une reciclagem e defesa de animais abandonados