04 de Maio de 2020,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Walter Zoletti é aposentado e morador da cidade de Santos, litoral sul de São Paulo. Ele tem ocupado seu tempo durante o isolamento social construindo brinquedos com materiais recicláveis para fugir do tédio.
A paixão pelo artesanato despertou quando uma de suas filhas pediu para que ele fizesse um brinquedo para o neto que tinha acabado de nascer. Ele fez uma mini churrasqueira com materiais recicláveis. Depois, mais netos foram nascendo e os pedidos foram aumentando.
"Assim foram criados os brinquedos. Comecei a acessar vídeos na internet para me inspirar e fui inventando algumas coisas. Eu sou muito ativo, gosto de jogar dominó e tranca com meus amigos. Como agora não estou podendo sair de casa por causa do coronavírus, esse se tornou um passatempo espetacular. Desde então, já fiz um avião, um carro e uma caminhonete", disse em entrevista ao portal G1.
Para dar forma a seus brinquedos, o idoso utiliza diversos materiais que já tem em casa, como pedaços de madeira, latas de refrigerante, papelão e garrafas PET. Ele conta que sempre recebe ideias novas da esposa Edda Zoletti, também de 90 anos.
A neta, Poliana Zoletti Barriento, de 30 anos, diz que o avô é muito antenado e que costumava fazer poucos brinquedos por ano e que a produção está mais intensa neste período de isolamento social. “Ele já começou uma mesinha com cadeiras para dar para uma neta", diz.
Assista a esse vídeo e veja dicas de como fazer brinquedos recicláveis, reaproveitando materiais e evitando o envio de resíduos aos aterros sanitários.
Fonte: G1
Texto produzido em 27/04/2020
Data para reforça papel da gestão correta dos resíduos para a sustentabilidade ambiental
Cidade coleta mais de mil toneladas de resíduos orgânicos em uma semana
Estudo estima que Brasil perde até um milhão de vagas ao desperdiçar materiais
Transação pioneira marca avanço inédito no setor de economia circular do país