01 de Novembro de 2023,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Um balanço do governo do estado mostra que mais de duas mil toneladas de resíduos são descartadas por mês nos 11,1 mil quilômetros de rodovias que cortam São Paulo.
De acordo com o levantamento, os trechos mais urbanizados são os que apresentam maior quantidade de lixo descartado incorretamente.
Atualmente, quem for pego jogando lixo pela janela do carro está sujeito à multa no valor de R$ 130,16 e ainda perde quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Além do impacto ambiental e da poluição visual nas estradas, muitas delas em áreas de preservação, você ainda pode causar um acidente ou até mesmo um incêndio, no caso das bitucas de cigarro.
Para piorar, se ninguém recolher ou estiver chovendo, o resíduo pode ser carregado pela água e acabar em algum rio ou em alguma praia.
Isso sem contar na questão sanitária. Muitos tipos de resíduos, como as garrafas plásticas, retêm água e se transformam em berçários de doenças como a Dengue, sobretudo no litoral paulista.
Portanto, leve uma sacolinha dentro do carro e um recipiente especial para descartar as bitucas.
Quando der uma parada ou chegar ao destino, você coloca o saquinho numa lixeira, com os resíduos devidamente separados em comum e reciclável.
Leia mais
Comissão aprova lei para aumentar multa de quem joga lixo pela janela do carro
Aparelho é lixo eletrônico e não deve ser colocado no saco de recicláveis comuns
Cooperativas de SP enfrentam dificuldades para armazenar e vender o material
Projeto oferece reembolso automático e promete zerar uso de descartáveis ainda neste ano
Campanha global propõe reflexão sobre impacto do lixo plástico nos ecossistemas