Recicla Sampa - Óleo de cozinha é transformado em resina para ser usado em impressora 3D
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Óleo de cozinha é transformado em resina para ser usado em impressora 3D

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Descoberta é um avanço no mundo da reciclagem. Foto: Divulgação / Universidade de Toronto

Novas tecnologias ambientais têm se mostrado grandes aliadas para transformar aquilo que seria resíduo em algo de valor para a sociedade. Dessa vez, o óleo de cozinha usado servirá como fonte de matéria prima (uma espécie de resina) para fabricação de novos objetos que são produzidos em impressoras 3D. A criação foi inventada por pesquisadores da Universidade de Toronto, no campus de Scarborough, no Canadá.

O material usado para a pesquisa foi cedido pela rede de alimentação Mc Donald's e os acadêmicos analisaram que, além de ser um composto barato, o produto se decompõe com mais facilidade. Ao contrário das resinas de impressão 3D convencionais, que custam cerca de 525 dólares por litro e são derivadas do petróleo.

A decomposição das resinas, que são produzidas com óleo de cozinha usado, pode ser até mais rápida. Os pesquisadores enterraram o objeto descoberto e observaram que em duas semanas elas perderam 20% de seu peso original.

Os acadêmicos descobriram em um processo de química simples que com cerca de um litro de óleo de cozinha era possível conseguir aproximadamente 420 ml de resina. Como teste, eles imprimiram uma borboleta que ficou com um aspecto plastificado e ela foi capaz de se desintegrar e derreter quando submetida a altas temperaturas.

"Essa descoberta pode ser uma alternativa ao plástico. Como estamos usando um produto natural, como no caso a gordura do óleo de cozinha, a natureza pode lidar com isso muito melhor", explica André Simpson, professor de química da Universidade.

O acadêmico ainda afirma que a criação de uma nova função para o óleo de cozinha usado (resina) pode dar mais opções para a reciclagem do material.

Fonte: Techtudo

Texto produzido em 08/07/2020


Últimas

Notícias

São Paulo mais que dobra coleta de resíduos com logística reversa

Volume passou de 302,51 mil toneladas em 2012 para 828,42 mil toneladas em 2023

16/07/2024
Notícias

Presidente Lula assina lei de incentivo à reciclagem no Brasil

Objetivo é reduzir custos operacionais e dinamizar cadeia produtiva do setor

15/07/2024
Notícias

Julho Sem Plástico é um convite para a reflexão

Ideia surgiu para desafiar pessoas a reduzirem consumo de plásticos descartáveis

12/07/2024
Dicas de Reciclagem

Lojas Melissa têm pontos de coleta de calçados da marca

Iniciativa de sustentabilidade garante destinação adequada aos chinelos e sandálias

11/07/2024