Recicla Sampa - Onde descartar embalagens longa vida?
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Onde descartar embalagens longa vida?

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Foto: Tarzhanova / shutterstock.com

Fizemos esta reportagem para esclarecer uma dúvida frequente em nossos canais de atendimento: onde descartar embalagnes longa vida?

Antes de qualquer coisa, é importante destacar que embalagens longa vida são 100% reaproveitáveis e devem ser descartadas no lixo reciclável!

Como descartar embalagens longa vida corretamente

Sabe aquele restinho de suco ou de leite que sobrou? Então, é importante você retirar o máximo possível desse líquido antes de descartar no lixo reciclável.

A verdade é que dar “aquele tapa” nos recicláveis é um dos passos fundamentais para garantir a reciclagem e se não for realizado de maneira adequada, pode prejudicar todo o processo e fazer o seu resíduo virar rejeito em aterro sanitário.

Um primeiro problema são os restos de matéria orgânica que ficam nas embalagens e podem contribuir para a proliferação de fungos e bactérias, além de criar as condições para a desagradável presença de ratos e baratas no seu espaço de armazenamento.

O segundo problema é que a embalagem contaminada irá se misturar com outros materiais e comprometer parte ou a totalidade dos lotes de lixo reciclável enviados às Centrais Mecanizadas de Triagem e às cooperativas de reciclagem.

Isso sem contar a questão social. Afinal, coletar recicláveis nessas condições é desumano com os agentes ambientais.

Mas Recicla Sampa, como faço para descartar corretamente as embalagens longa vida? É fácil!

  1. O primeiro passo é desdobrar a parte superior da embalagem. Basta descolar e levantar as duas dobras. Isso vai facilitar na hora de retirar a sobra dos líquidos.
     
  2. O segundo passo é retirar a tampa e deixar escorrer essa sobra ao máximo no ralo da pia ou no tanque de lavar roupa.
     
  3. Terminou de escorrer o líquido, dobre a parte de baixo e compacte a embalagem. Assim, você ganha espaço no seu cesto de armazenamento.
     
  4. Coloque a tampa de volta, feche bem e descarte junto com os outros materiais recicláveis. Por serem muito pequenas, tampinhas podem se perder nos processos de separação. Por isso, é importante mantê-las sempre nas embalagens e garrafas.
     
  5. Atenção! Não é necessário lavar as embalagens por dentro. Basta retirar o máximo da sobra e fechar bem. Mas se você achar melhor abrir a embalagem e lavar, sempre com água de reuso, ok?

Últimas

Dicas de Reciclagem

Reciclabilidade do isopor está baixa em SP

Cooperativas relatam dificuldade em vender material e pontos de coleta foram desativados

19/09/2024
Notícias

Colégio Agostiniano Mendel é a primeira escola Lixo Zero de SP

Certificação coroa engajamento ambiental de alunos e professores da escola da zona leste

18/09/2024
Notícias

Brasil aumenta importação de lixo reciclável

Prática afeta diretamente os catadores, cujas condições de trabalho se deterioram

17/09/2024
Notícias

Comissão aprova inclusão de empresas de reciclagem no Simples Nacional

Inserção permitirá que organizações do setor operem com menos burocracia

16/09/2024