Recicla Sampa - Onde descartar embalagens longa vida?
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Onde descartar embalagens longa vida?

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Foto: Tarzhanova / shutterstock.com

Fizemos esta reportagem para esclarecer uma dúvida frequente em nossos canais de atendimento: onde descartar embalagnes longa vida?

Antes de qualquer coisa, é importante destacar que embalagens longa vida são 100% reaproveitáveis e devem ser descartadas no lixo reciclável!

Como descartar embalagens longa vida corretamente

Sabe aquele restinho de suco ou de leite que sobrou? Então, é importante você retirar o máximo possível desse líquido antes de descartar no lixo reciclável.

A verdade é que dar “aquele tapa” nos recicláveis é um dos passos fundamentais para garantir a reciclagem e se não for realizado de maneira adequada, pode prejudicar todo o processo e fazer o seu resíduo virar rejeito em aterro sanitário.

Um primeiro problema são os restos de matéria orgânica que ficam nas embalagens e podem contribuir para a proliferação de fungos e bactérias, além de criar as condições para a desagradável presença de ratos e baratas no seu espaço de armazenamento.

O segundo problema é que a embalagem contaminada irá se misturar com outros materiais e comprometer parte ou a totalidade dos lotes de lixo reciclável enviados às Centrais Mecanizadas de Triagem e às cooperativas de reciclagem.

Isso sem contar a questão social. Afinal, coletar recicláveis nessas condições é desumano com os agentes ambientais.

Mas Recicla Sampa, como faço para descartar corretamente as embalagens longa vida? É fácil!

  1. O primeiro passo é desdobrar a parte superior da embalagem. Basta descolar e levantar as duas dobras. Isso vai facilitar na hora de retirar a sobra dos líquidos.
     
  2. O segundo passo é retirar a tampa e deixar escorrer essa sobra ao máximo no ralo da pia ou no tanque de lavar roupa.
     
  3. Terminou de escorrer o líquido, dobre a parte de baixo e compacte a embalagem. Assim, você ganha espaço no seu cesto de armazenamento.
     
  4. Coloque a tampa de volta, feche bem e descarte junto com os outros materiais recicláveis. Por serem muito pequenas, tampinhas podem se perder nos processos de separação. Por isso, é importante mantê-las sempre nas embalagens e garrafas.
     
  5. Atenção! Não é necessário lavar as embalagens por dentro. Basta retirar o máximo da sobra e fechar bem. Mas se você achar melhor abrir a embalagem e lavar, sempre com água de reuso, ok?

Últimas

Notícias

Dia Mundial dos Catadores de Lixo Reciclável celebra luta da categoria

Data promove reflexão sobre responsabilidade coletiva em dar dignidade aos trabalhadores

01/03/2024
Notícias

Cidades do futuro e os caminhos para um mundo sustentável

Demandas apontam para harmonia entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental

29/02/2024
Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024
Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024