Recicla Sampa - Projeto busca ampliar reciclagem de eletrônicos em SP
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Projeto busca ampliar reciclagem de eletrônicos em SP

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Iniciativa busca conscientizar população e integrar cooperativas da capital nos processos. Foto: @role_sp

Capitaneada pela Associação de Cooperativas Rede Sul e pela GM&C, empresa especializada em logística, o projeto e-Waste quer ampliar a reciclagem de lixo eletrônico na cidade de São Paulo. 

De acordo com os idealizadores da iniciativa, que teve início na região sul do Brasil, o objetivo é promover a conscientização sobre o descarte correto do eletrolixo e integrar as cooperativas da capital nos processos de logística reversa deste tipo de resíduo especial. 

Coordenador de relações institucionais da GM&C, Henrique Mendes destaca que a reciclagem do lixo eletrônico ainda gera muitas dúvidas nas pessoas e ressalta ser este o grande desafio do e-Waste. 

“A população não sabe como fazer o descarte de forma adequada e, por sua vez, a maioria das cooperativas não está capacitada para o correto manuseio deste tipo de resíduo”, comenta Mendes.

O que é lixo eletrônico

Em resumo, se vai na tomada ou usa pilha, é lixo eletrônico. Ou seja, é todo objeto que possui um circuito elétrico dentro, seja esse circuito composto por uma fiação que vai ligar um motor ou, em casos mais complexos, aquele que possui placa eletrônica para tomada de decisão.

Entram na categoria de lixo eletrônico: geladeiras e freezers, micro-ondas e cafeteiras, torradeiras e ventiladores, computadores e celulares, controles remotos e cabos, entre outros exemplos. Importante lembrar que CDs e DVDs, por sua composição, também entram na categoria de eletrolixo.

Como descartar lixo eletrônico em São Paulo

Além do projeto da Green Eletron, da Coopermiti e dos pontos de descarte oferecidos pela Prefeitura, a cidade de São Paulo abriga outras iniciativas que coletam e reciclam eletroeletrônicos.

Inclusive, é possível agendar a coleta gratuita desses itens na sua casa. O serviço é oferecido por uma empresa particular.

Os pontos de coleta de eletrônicos na cidade de São Paulo você encontra no site do Recicla Sampa


Últimas

Notícias

Enchentes devem gerar 47 milhões de toneladas de lixo no RS

Estimativas indicam cerca de 19 milhões de toneladas de escombros de casas e edifícios

23/05/2024
Notícias

Brasília recebe Congresso Internacional Cidades Lixo Zero

Considerado o mais importante do setor, evento acontece em junho na Capital Federal

22/05/2024
Notícias

A voz e os ouvidos dos oceanos

Expedição 100% feminina zarpa para pesquisar microplásticos nos mares do Brasil

21/05/2024
Notícias

Roraima lidera ranking da reciclagem no Brasil

Estado recicla 10% dos materiais recicláveis, seguido por Santa Catarina com 5%

20/05/2024