Redes de supermercados quer que clientes devolvam sacola plástica

25/08/2020

Imagem - Supermercados suíços também trocaram os plásticos das frutas e legumes por material menos poluente. Foto: Karolina Grabowska / Pexels

Supermercados suíços também trocaram os plásticos das frutas e legumes por material menos poluente. Foto: Karolina Grabowska / Pexels

A Suíça é um dos lugares no mundo onde o índice de reciclagem chega a mais de 50% de reaproveitamento. Agora, o país dá mais um exemplo para o planeta com uma das principais redes de supermercados do país chamada Migros que lançou um projeto piloto onde seus clientes levam de volta embalagens plásticas e as transformem em novos produtos.

A ação começou no final de junho e será implementada em fases. Primeiro, apenas os supermercados da cidade de Lucerna participarão. Depois, se a novidade der certo e os consumidores aderirem à prática, a iniciativa será estendida para as outras lojas de Genebra, Neuchâtel-Freiburg, Vaud e Valais até o final de agosto.

Não é qualquer embalagem que o estabelecimento aceitará. Trata-se de uma sacola especial, usada para carregar as mercadorias e vendida nos mercados. O saco será oferecido nos tamanhos pequeno, médio e grande e custará em torno de 5 reais.

Para reciclar as embalagens, o Migros possui parceria com empresas de reciclagem da Suíça. A rede de supermercados informou ainda que tem a meta de investir em uma moderna tecnologia de triagem de material plástico no país com seus novos parceiros.

“Nosso objetivo é diminuir significativamente a proporção de plástico virgem usado e ajudar a proteger o meio ambiente”, afirmou a rede, em comunicado à imprensa.

Além dessa iniciativa, a rede também trocou o plástico por um material com menos impacto ambiental em invólucros de frutas e verduras orgânicas.

Fonte: Conexão Planeta

Texto produzido em 14/07/2020

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados