Recicla Sampa - Startup de estudantes cria casas com tijolos feitos de lixo industrial
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Startup de estudantes cria casas com tijolos feitos de lixo industrial

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Criação é de universitários da Holanda. Foto: Freepik

As instituições de ensino são verdadeiras concentrações de talentos e criações que podem mudar o mundo. Já mostramos no Recicla estudantes brasileiras que criaram madeira sustentável feita de resíduos de mandioca, assim como alunos da região nordeste que fabricaram uma tecnologia para filtrar a água por meio da luz solar. Dessa vez, do outro lado do mapa, universitários de arquitetura de Roterdã, na Holanda, criaram um tijolo feito de lixo industrial da região para construir casas.

Ward Massa, um dos idealizadores, contou à imprensa local que queria criar algo para dar uma segunda chance aos materiais descartados. Depois de muitas pesquisas e tentativas, surgiu o Waste Based Cricks, o tijolo feito de resíduos. A ideia cresceu tanto nos últimos anos que foi preciso fundar uma startup para caminhar para um negócio comercial e sustentável, a StoneCycling.

O produto é composto por vidro, cerâmica, restos de tijolos tradicional, demolição e lixo industrial. A fórmula encontrada pelos estudantes alivia os aterros sanitários da região e utiliza menos energia para a produção do material.

Além disso, uma parceria com a Academia de Arquitetura de Amsterdã e com designers de uma empresa chamada Studioninedots, tornou possível criar novos tijolos que se encaixam como se fossem Legos. Dessa forma, evita-se o uso do cimento e de outros materiais. A própria casa dos inventores do tijolo é feita com essa tecnologia, provando que é possível fazer algo com baixo custo e impactando muito pouco o meio ambiente.

Atualmente, os estudantes tornaram-se empresários da marca e possuem produtos com diferentes texturas, cores e tamanhos. Recentemente, a empresa foi convidada para colaborar com a meta de Amsterdã em se tornar um local com uma economia 100% circular, aquela que gera renda sem precisar extrair matéria-prima do meio ambiente. Saiba mais aqui.

Fonte: StoneCycling

Texto produzido em 12/06/2020


Últimas

Notícias

Um caminhão de roupas é descartado por segundo no mundo

Indústria da moda é responsável por 10% das emissões de gases do efeito estufa

22/02/2024
Dicas de Reciclagem

Iniciativa instala pontos de coleta de lixo eletrônico em estações da CPTM

Pontos de Entrega Voluntária ficarão instalados em cinco estações até 29 de março

21/02/2024
Notícias

Reciclagem não é solução para crise do lixo plástico

Relatório revela que fabricantes reconhecem ineficiência da circularidade há décadas

20/02/2024
Notícias

Ministro Silvio Almeida recebe representantes dos catadores de recicláveis

Encontro discutiu importantes questões para os trabalhadores do setor da reciclagem

19/02/2024