08 de Setembro de 2022,16h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Trinta por cento das embalagens produzidas no Brasil não podem ser recicladas, informa uma pesquisa divulgada pelo Jornal da Band.
Ou seja, mesmo que a gente descarte direitinho e mesmo que aquele material seja na teoria reciclável, ele vai parar no aterro sanitário e impactar o meio ambiente.
Isso é péssimo para quem luta para construir um futuro sustentável e de acordo com os pesquisadores, a origem desse problema está na fabricação das embalagens.
“Se o design do produto não foi pensado e feito para ser reciclado, é muito difícil a gente ficar trabalhando nessa solução ao final do processo”, explica Beatriz Luz, especialista em Economia Circular.
O que é uma embalagem sustentável
Muito se fala de embalagens ecologicamente responsáveis, mas o que é uma embalagem sustentável exatamente? Ou melhor, o que faz uma embalagem ser de fato “positiva” e sustentável?
Em resumo, embalagens sustentáveis são fabricadas com materiais orgânicos (compostáveis ou biodegradáveis) ou com lixo reciclável.
Sua fabricação demanda menos energia eletrética ou proveniente de combustíveis fósseis e minimiza a extração de recursos naturais virgens.
Portanto, seu impacto ambiental é reduzido ou eliminado no momento do descarte, com os resíduos sendo absorvidos pela natureza ou retornando ao mercado em um novo produto ou embalagem.
Dê sempre preferência para marcas que buscam caminhos para minimizarem o impacto de suas atividades no planeta.
Repense seus hábitos de consumo!
Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa
Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país
Mais da metade dos trabalhadores do setor são mulheres e 62% são negros ou pardos