21 de Fevereiro de 2020,12h30
Veja outros artigos relacionados a seguir
A cidade de São Paulo contará com aproximadamente 700 bloquinhos e mais de 15 milhões de pessoas nesse Carnaval, de acordo com estimativas da Prefeitura. É tanta gente e animação pelas ruas que o órgão municipal criou o “Manual do Folião 2020”, um roteiro onde é possível acessar as atrações em cada região e saber o dia e o horário. Ele aponta também os endereços mais próximos de postos médicos, praças de alimentação e banheiros químicos.
Para ajudar ainda mais o folião, existe um mapa para guiá-lo até a lixeira mais próxima, chamado “Carnaval 2020 PEVs – Pontos de Entrega Voluntária”. Com milhões de pessoas pela cidade consumindo e descartando, a iniciativa é fundamental para manter a cidade limpa e evitar o lixo no chão.
Só nesse Pré-Carnaval de rua (15 e 16/02) de São Paulo foram coletadas mais de 205 toneladas de resíduos. “Descartar corretamente é o mínimo que podemos fazer”, disse a vereadora Soninha Francine, criadora da ação em sua rede social. O roteiro indica aproximadamente 100 PEVs que estão localizados nas principais regiões de São Paulo que recebem os bloquinhos.
Para a comissária de bordo, Raquel Vilar, de 32 anos, o mapa interativo será muito útil para zelar pela vizinhança.
“Eu moro na zona oeste, mas gosto de passar o carnaval de rua na Vila Mariana, na região centro-sul, é um local muito residencial. Não custa nada saber onde está o ponto de coleta mais próximo para deixar o bairro do outro limpo, afinal a festa acaba, mas os moradores permanecem", disse”.
Para se ter uma ideia, no ano passado, a Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana) coletou cerca de 916 toneladas de resíduos entre os dias 23 de fevereiro e 10 de março, metade dos materiais recolhidos em 2019, cerca de 458 toneladas, seguiu para a coleta seletiva, o que permitiu gerar uma renda média de aproximadamente R$ 91,5 mil reais para cerca de mil famílias que atuam nas cooperativas.
Para 2020, a Amlurb montou uma megaoperação de coleta e limpeza: cerca de 2.947 funcionários, entre varredores, motoristas e ajudantes de serviços já estão pelas ruas trabalhando.
A cidade também conta com uma frota de 320 veículos, entre caminhões compactadores, veículos de lavagem e varredeiras mecanizadas. Além disso, os foliões terão à disposição 505 contêineres, 1.140 cestos aramados e 247 Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) que recebem os resíduos recicláveis (vidro, papel, metal e plástico).
A autarquia enviará 100% dos resíduos coletados durante a varrição para as duas Centrais Mecanizadas de Triagem, máquinas automatizadas que têm a capacidade de selecionar mais de 250 toneladas de materiais recicláveis por dia.
Texto produzido em 21/02/2020
Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa
Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país
Mais da metade dos trabalhadores do setor são mulheres e 62% são negros ou pardos