10 de Dezembro de 2020,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A CNH Industrial, uma empresa multinacional italiana que atua na fabricação de equipamentos de construção, junto com a Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automativos e Industriais (Abrafiltros), começaram a destinar corretamente os filtros de óleos veiculares usados.
Em menos de um ano, aproximadamente 20 mil litros de filtro de óleo combustível foram recolhidos e destinados para a reciclagem, quantidade equivale a mais de 13 mil quilos em peças.
“Nosso objetivo é contribuir para que este material tenha um novo ciclo de vida em outras cadeias, evitando assim que os resíduos sejam descartados em aterros sanitários que levariam milhares de anos para decomposição e com riscos de contaminação do solo e da água”, esclarece Fábio Belasco, gerente de EHS da CNH Industrial para a América do Sul.
A Abrafiltros, por meio de cooperativas, faz regularmente a coleta e destinação dos filtros nos locais estabelecidos para o descarte. Após o recolhimento do material, ele passa por uma triagem. Depois, os componentes dos materiais são lavados e são encaminhados para a reciclagem.
“O programa Descarte Consciente Abrafiltros veio para atender as legislações ambientais, iniciadas pelo estado de São Paulo. Hoje, contabilizamos a reciclagem de mais de 18 milhões de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, cumprindo as metas estabelecidas nos Termos de Compromisso de cada estado onde está implementado. E a CNH Industrial contribui com esses números, por estar entre as empresas associadas participantes do programa”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros.
Texto produzido em 06/10/2020
Fonte: Tem Sustentável
Avanço é resultado de políticas públicas, educação ambiental e mudança de comportamento
Apenas 22% dos resíduos tecnológicos têm destinação ambientalmente adequada, informa ONU
Grande maioria é embalada em BOPP, material de difícil reciclagem no Brasil
Queimar resíduos têxteis apenas transforma um problema visível em um invisível