Recicla Sampa - Empresa italiana recicla mais de 20 mil litros de filtro de óleo usado
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Empresa italiana recicla mais de 20 mil litros de filtro de óleo usado

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Objetivo da empresa é contribuir para que este material tenha um novo ciclo de vida em outras cadeias. Foto: Aleksandar Little Wolf / Freepik

A CNH Industrial, uma empresa multinacional italiana que atua na fabricação de equipamentos de construção, junto com a Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automativos e Industriais (Abrafiltros), começaram a destinar corretamente os filtros de óleos veiculares usados.

Em menos de um ano, aproximadamente 20 mil litros de filtro de óleo combustível foram recolhidos e destinados para a reciclagem, quantidade equivale a mais de 13 mil quilos em peças.

“Nosso objetivo é contribuir para que este material tenha um novo ciclo de vida em outras cadeias, evitando assim que os resíduos sejam descartados em aterros sanitários que levariam milhares de anos para decomposição e com riscos de contaminação do solo e da água”, esclarece Fábio Belasco, gerente de EHS da CNH Industrial para a América do Sul.

A Abrafiltros, por meio de cooperativas, faz regularmente a coleta e destinação dos filtros nos locais estabelecidos para o descarte. Após o recolhimento do material, ele passa por uma triagem. Depois, os componentes dos materiais são lavados e são encaminhados para a reciclagem.

“O programa Descarte Consciente Abrafiltros veio para atender as legislações ambientais, iniciadas pelo estado de São Paulo. Hoje, contabilizamos a reciclagem de mais de 18 milhões de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, cumprindo as metas estabelecidas nos Termos de Compromisso de cada estado onde está implementado. E a CNH Industrial contribui com esses números, por estar entre as empresas associadas participantes do programa”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros.

Texto produzido em 06/10/2020

Fonte: Tem Sustentável


Últimas

Notícias

Assembleia da ONU para o Meio Ambiente começa no Quênia

Encontro busca definir prioridades e desenvolver legislação ambiental internacional

26/02/2024
Notícias

Indicadores da coleta de lixo melhoram no Brasil, indica Censo

Com 99% da população atendida, São Paulo e outras capitais lideram ranking brasileiro

23/02/2024
Notícias

Um caminhão de roupas é descartado por segundo no mundo

Indústria da moda é responsável por 10% das emissões de gases do efeito estufa

22/02/2024
Dicas de Reciclagem

Iniciativa instala pontos de coleta de lixo eletrônico em estações da CPTM

Pontos de Entrega Voluntária ficarão instalados em cinco estações até 29 de março

21/02/2024