19 de Dezembro de 2020,00h11
Veja outros artigos relacionados a seguir
A marca de carros Jaguar Land Rover também quer entrar para o time de amigos do meio ambiente. Isso porque ela tem confeccionado tapetes e revestimentos feitos com o ECONYL, fios criados a partir de resíduos encontrados no mar e aterros.
Os objetos que compõem os fios são geralmente redes de pescas abandonadas, materiais plásticos industriais reciclados e restos de tecidos de fabricantes de produtos têxteis.
“Um dos objetivos principais é a criação de novos materiais sustentáveis utilizando as tecnologias e os têxteis mais inovadores e vanguardistas”, explica Adrian Iles, que integra a equipe de sistemas internos da marca.
As fibras utilizadas para a fabricação de acessórios do carro são produzidas por meio de um processo de reciclagem do nylon. Os materiais são analisados, processados e preparados em centros de tratamento. Depois dessa triagem, eles são enviados para uma fábrica, onde, através de um processo químico, se obtém o fio ECONYL.
O produto fica com característica semelhante ao que é feito com matéria-prima virgem. O fio criado a partir da reciclagem é capaz de produzir tapetes e ser incorporado nos restantes revestimentos do carro com qualidade e resistência.
Essa iniciativa da empresa é mais uma ação para a estratégia corporativa "Jaguar Destination Zero", que pretende reduzir a produção de resíduos e a emissão de carbono.
Além dessa ação, a marca britânica também possui no interior do Range Rover Evoque, o tecido Eucalyptus, feito com fibras naturais, que utiliza menos água durante o seu crescimento. No Evoque, no Range Rover e no I-PACE elétrico, é possível, constatar a presença do material Kvdrat, produzido com lã e camurça com plástico reciclado. Para cada carro são reaproveitadas 53 garrafas.
Fonte: RECICLA
Texto produzido em 30/11/2020
Unidade localizada em Bebedouro vai reduzir emissões e substituir combustíveis fósseis
Projeto resgata peças de marcas renomadas e oferece gratuitamente aos consumidores
Novos veículos de coleta vão deixar de consumir 65 mil litros de óleo diesel por mês
Inscrições para o edital Tudo na Circularidade devem ser feitas dia 5 de maio