Recicla Sampa - Jaguar usa resíduos de nylon encontrados em mar e aterros
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Jaguar usa resíduos de nylon encontrados em mar e aterros

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Os objetos que compõem os fios são geralmente redes de pescas abandonadas, materiais plásticos industriais reciclados e restos de tecidos de fabricantes de produtos têxteis. Foto: Jaguar / Divulgação

A marca de carros Jaguar Land Rover também quer entrar para o time de amigos do meio ambiente. Isso porque ela tem confeccionado tapetes e revestimentos feitos com o ECONYL, fios criados a partir de resíduos encontrados no mar e aterros.

Os objetos que compõem os fios são geralmente redes de pescas abandonadas, materiais plásticos industriais reciclados e restos de tecidos de fabricantes de produtos têxteis.

“Um dos objetivos principais é a criação de novos materiais sustentáveis utilizando as tecnologias e os têxteis mais inovadores e vanguardistas”, explica Adrian Iles, que integra a equipe de sistemas internos da marca.

As fibras utilizadas para a fabricação de acessórios do carro são produzidas por meio de um processo de reciclagem do nylon. Os materiais são analisados, processados e preparados em centros de tratamento. Depois dessa triagem, eles são enviados para uma fábrica, onde, através de um processo químico, se obtém o fio ECONYL.

O produto fica com característica semelhante ao que é feito com matéria-prima virgem. O fio criado a partir da reciclagem é capaz de produzir tapetes e ser incorporado nos restantes revestimentos do carro com qualidade e resistência.

Essa iniciativa da empresa é mais uma ação para a estratégia corporativa "Jaguar Destination Zero", que pretende reduzir a produção de resíduos e a emissão de carbono.

Além dessa ação, a marca britânica também possui no interior do Range Rover Evoque, o tecido Eucalyptus, feito com fibras naturais, que utiliza menos água durante o seu crescimento. No Evoque, no Range Rover e no I-PACE elétrico, é possível, constatar a presença do material Kvdrat, produzido com lã e camurça com plástico reciclado. Para cada carro são reaproveitadas 53 garrafas.

Fonte: RECICLA

Texto produzido em 30/11/2020


Últimas

Notícias

Descarte de algodão revela contradição na reciclagem de tecidos

Especialista aponta desperdício e defende avanço urgente da economia circular

03/12/2025
Notícias

Ancat entrega convite da ExpoCatadores ao ministro Boulos

Representantes de catadores defendem avanços por políticas públicas em Brasília

01/12/2025
Notícias

Brasil cria entidade para combater greenwashing

Novo órgão público vai rastrear e auditar toda cadeia da reciclagem no país

28/11/2025
Notícias

Estudo detecta microplásticos em frutos do mar no Brasil

Pesquisa identificou resíduos em 70% das amostras comercializadas no país

26/11/2025