Recicla Sampa - Jaguar usa resíduos de nylon encontrados em mar e aterros
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Jaguar usa resíduos de nylon encontrados em mar e aterros

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Os objetos que compõem os fios são geralmente redes de pescas abandonadas, materiais plásticos industriais reciclados e restos de tecidos de fabricantes de produtos têxteis. Foto: Jaguar / Divulgação

A marca de carros Jaguar Land Rover também quer entrar para o time de amigos do meio ambiente. Isso porque ela tem confeccionado tapetes e revestimentos feitos com o ECONYL, fios criados a partir de resíduos encontrados no mar e aterros.

Os objetos que compõem os fios são geralmente redes de pescas abandonadas, materiais plásticos industriais reciclados e restos de tecidos de fabricantes de produtos têxteis.

“Um dos objetivos principais é a criação de novos materiais sustentáveis utilizando as tecnologias e os têxteis mais inovadores e vanguardistas”, explica Adrian Iles, que integra a equipe de sistemas internos da marca.

As fibras utilizadas para a fabricação de acessórios do carro são produzidas por meio de um processo de reciclagem do nylon. Os materiais são analisados, processados e preparados em centros de tratamento. Depois dessa triagem, eles são enviados para uma fábrica, onde, através de um processo químico, se obtém o fio ECONYL.

O produto fica com característica semelhante ao que é feito com matéria-prima virgem. O fio criado a partir da reciclagem é capaz de produzir tapetes e ser incorporado nos restantes revestimentos do carro com qualidade e resistência.

Essa iniciativa da empresa é mais uma ação para a estratégia corporativa "Jaguar Destination Zero", que pretende reduzir a produção de resíduos e a emissão de carbono.

Além dessa ação, a marca britânica também possui no interior do Range Rover Evoque, o tecido Eucalyptus, feito com fibras naturais, que utiliza menos água durante o seu crescimento. No Evoque, no Range Rover e no I-PACE elétrico, é possível, constatar a presença do material Kvdrat, produzido com lã e camurça com plástico reciclado. Para cada carro são reaproveitadas 53 garrafas.

Fonte: RECICLA

Texto produzido em 30/11/2020


Últimas

Notícias

Indicadores de coleta de lixo melhoram no Brasil, indica Censo

Com 99% da população atendida, São Paulo e outras capitais lideram ranking brasileiro

23/02/2024
Notícias

Um caminhão de roupas é descartado por segundo no mundo

Indústria da moda é responsável por 10% das emissões de gases do efeito estufa

22/02/2024
Dicas de Reciclagem

Iniciativa instala pontos de coleta de lixo eletrônico em estações da CPTM

Pontos de Entrega Voluntária ficarão instalados em cinco estações até 29 de março

21/02/2024
Notícias

Reciclagem não é solução para crise do lixo plástico

Relatório revela que fabricantes reconhecem ineficiência da circularidade há décadas

20/02/2024