Maior usina de reciclagem de entulho do país é inaugurada no Sul

03/09/2020

Imagem - Empreendimento foi inaugurado na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul. Foto: Life of Pix / Pixabay

Empreendimento foi inaugurado na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul. Foto: Life of Pix / Pixabay

Em Canoas, cidade da região metropolitana de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, estreou, em junho de 2020, a maior usina para resíduos de construção e demolição do país.

Chamada de Usina SBR Canoas, além de receber esses entulhos, ela também armazenará podas de árvores, vegetais e parte dos materiais gerados no antigo aterro sanitário da cidade.

A capacidade de coleta diária da recicladora é de 180 caçambas e emprega mais de 100 pessoas no setor de recepção, triagem e fiscalização das caixas espalhadas pela cidade.

O empreendimento tem uma área de aproximadamente 21 hectares e possui todos os aparelhos para o tratamento dos resíduos da construção civil, como uma máquina chamada tremonha de alimentação (equipamento que move os materiais até um ponto de estocagem), mesa de triagem, britador e peneira móvel.

Além disso, a cidade tem instalado ecopontos pelo munícipio para o recebimento de materiais de pequenos e grandes geradores e também distribuiu caçambas nos pontos mais críticos de descarte de lixo e entulho.

A iniciativa é uma resposta urgente à pratica irregular na cidade em que as pessoas deixam os entulhos na calçada e telefonam para a Prefeitura poder retirar os materiais.

Fonte: Tem Sustentável

Texto produzido em 01/07/2020

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados