03 de Setembro de 2020,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Em Canoas, cidade da região metropolitana de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, estreou, em junho de 2020, a maior usina para resíduos de construção e demolição do país.
Chamada de Usina SBR Canoas, além de receber esses entulhos, ela também armazenará podas de árvores, vegetais e parte dos materiais gerados no antigo aterro sanitário da cidade.
A capacidade de coleta diária da recicladora é de 180 caçambas e emprega mais de 100 pessoas no setor de recepção, triagem e fiscalização das caixas espalhadas pela cidade.
O empreendimento tem uma área de aproximadamente 21 hectares e possui todos os aparelhos para o tratamento dos resíduos da construção civil, como uma máquina chamada tremonha de alimentação (equipamento que move os materiais até um ponto de estocagem), mesa de triagem, britador e peneira móvel.
Além disso, a cidade tem instalado ecopontos pelo munícipio para o recebimento de materiais de pequenos e grandes geradores e também distribuiu caçambas nos pontos mais críticos de descarte de lixo e entulho.
A iniciativa é uma resposta urgente à pratica irregular na cidade em que as pessoas deixam os entulhos na calçada e telefonam para a Prefeitura poder retirar os materiais.
Fonte: Tem Sustentável
Texto produzido em 01/07/2020
Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa
Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país
Mais da metade dos trabalhadores do setor são mulheres e 62% são negros ou pardos