30 de Outubro de 2023,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Uma pesquisa conduzia pelo instituto Opinion Box revelou que 76% dos clientes do maior APP de delivery do Brasil consideram importante que as embalagens oferecidas sejam sustentáveis.
O mesmo estudo ainda apontou que 54% dos consumidores, se tiverem opção, darão preferência a restaurantes que adotam embalagens ecologicamente corretas em suas entregas.
Segundo a empresa responsável pelo APP, com base nesses resultados, já estão em andamento medidas para alcançar a meta de zerar a poluição plástica até 2025.
Trinta por cento das embalagens produzidas no Brasil não podem ser recicladas, informa uma pesquisa divulgada pelo Jornal da Band.
Ou seja, mesmo que a gente descarte direitinho e mesmo que aquele material seja na teoria reciclável, ele vai parar no aterro sanitário e impactar o meio ambiente.
Isso é péssimo para quem luta para construir um futuro sustentável e de acordo com os pesquisadores, a origem desse problema está na fabricação das embalagens.
“Se o design do produto não foi pensado e feito para ser reciclado, é muito difícil a gente ficar trabalhando nessa solução ao final do processo”, explica Beatriz Luz, especialista em Economia Circular.
Muito se fala de embalagens ecologicamente responsáveis, mas o que é uma embalagem sustentável exatamente?
Ou melhor, o que faz uma embalagem ser de fato “positiva” e sustentável? Em resumo, embalagens sustentáveis são fabricadas com materiais orgânicos (compostáveis ou biodegradáveis) ou com lixo reciclável.
Sua fabricação demanda menos energia eletrética ou proveniente de combustíveis fósseis e minimiza a extração de recursos naturais virgens.
Portanto, seu impacto ambiental é reduzido ou eliminado no momento do descarte, com os resíduos sendo absorvidos pela natureza ou retornando ao mercado em um novo produto ou embalagem.
Dê sempre preferência para marcas que buscam caminhos para minimizarem o impacto de suas atividades no planeta.
Repense seus hábitos de consumo!
Região central conta com novos pontos de coleta exclusivos para as guimbas
Greenpeace e CIEL alertam sobre o peso desproporcional da indústria nas negociações
Programação inclui oficinas, palestras e feira de negócios voltadas à cadeia da reciclagem
Embalagens descartáveis dominam mercado e dificultam avanço da economia circular