Recicla Sampa - Oferecer embalagens sustentáveis é desafio para indústria do delivery
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Oferecer embalagens sustentáveis é desafio para indústria do delivery

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Clientes consideram importante embalagens ecologicamente corretas, revela pesquisa. Foto: White_horse / shutterstock.com

Uma pesquisa conduzia pelo instituto Opinion Box revelou que 76% dos clientes do maior APP de delivery do Brasil consideram importante que as embalagens oferecidas sejam sustentáveis.

O mesmo estudo ainda apontou que 54% dos consumidores, se tiverem opção, darão preferência a restaurantes que adotam embalagens ecologicamente corretas em suas entregas.

Segundo a empresa responsável pelo APP, com base nesses resultados, já estão em andamento medidas para alcançar a meta de zerar a poluição plástica até 2025.

Três em cada dez embalagens não é reciclada

Trinta por cento das embalagens produzidas no Brasil não podem ser recicladas, informa uma pesquisa divulgada pelo Jornal da Band.

Ou seja, mesmo que a gente descarte direitinho e mesmo que aquele material seja na teoria reciclável, ele vai parar no aterro sanitário e impactar o meio ambiente.

Isso é péssimo para quem luta para construir um futuro sustentável e de acordo com os pesquisadores, a origem desse problema está na fabricação das embalagens.

“Se o design do produto não foi pensado e feito para ser reciclado, é muito difícil a gente ficar trabalhando nessa solução ao final do processo”, explica Beatriz Luz, especialista em Economia Circular.

O que é uma embalagem sustentável

Muito se fala de embalagens ecologicamente responsáveis, mas o que é uma embalagem sustentável exatamente?

Ou melhor, o que faz uma embalagem ser de fato “positiva” e sustentável? Em resumo, embalagens sustentáveis são fabricadas com materiais orgânicos (compostáveis ou biodegradáveis) ou com lixo reciclável.

Sua fabricação demanda menos energia eletrética ou proveniente de combustíveis fósseis e minimiza a extração de recursos naturais virgens.

Portanto, seu impacto ambiental é reduzido ou eliminado no momento do descarte, com os resíduos sendo absorvidos pela natureza ou retornando ao mercado em um novo produto ou embalagem.

Dê sempre preferência para marcas que buscam caminhos para minimizarem o impacto de suas atividades no planeta.

Repense seus hábitos de consumo!


Últimas

Dicas de Reciclagem

Brasil produz 2,4 milhões de toneladas de eletrolixo por ano

Entenda o que é saiba onde descartar lixo eletrônico na cidade de São Paulo

18/06/2024
Notícias

São Paulo lança programa para melhorar gestão de resíduos

Projeto busca modernizar infraestrutura de tratamento e destinação do lixo no estado

17/06/2024
Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024